A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) recebeu na manhã desta sexta-feira (25/09) a visita de 3 importantes instituições: A Bemfam (Bem-estar Familiar no Brasil), o Gaac (Grupo de Apoio à Criança com câncer) e o Hemovida. Representantes destas instituições estiveram na empresa para explicar aos servidores da Urbana a importância da doação de medula óssea e esclarecer verdades e mitos sobre o assunto.
“É importante dizer que a doação não vai lhe fazer nenhuma falta e uma vida pode ser salva com o simples gesto de doar”, afirma Gorete Bezerra, assistente social do Hemovida.
Na ocasião, os servidores se cadastraram no Registro Nacional de Doação de Medula (Redome) e doaram uma pequena quantidade de sangue (10ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada.
Estima-se que a compatibilidade entre pessoas que não são parentes pode chegar a 1 em 100 mil pessoas.
“Sempre tive vontade de doar, mas não sabia como. Sei das dificuldades de encontrar um receptor compatível, mas o importante é que estou disposta a ajudar”. Disse a Secretária, Rose Silva.