Pela oitava semana consecutiva, o custo do cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresenta variação positiva. Nesta semana, os preços subiram, em média, 2,51% em relação à semana passada. Nos últimos dois meses (de 05 de agosto a 07 de outubro) a variação acumulada chega a 8,00%.

O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 341,57 no final de setembro, passou pra R$ 350,14.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte (20) subiram esta semana e vinte (20) sofreram redução.

Nesta semana os produtos industrializados e semi-elaborados – que são os que têm maior peso na composição da cesta – subiram 2,54%, os produtos de higiene e limpeza subiram 1,33%, e os legumes, frutas e verduras subiram 2,94%.

Os maiores aumentos da semana foram observados na banana pacovã (subiu 22,9%), laranja pera (+11,4%), pão francês (+11,4%), batata comum (+11,3%), queijo de coalho (+7,1%), cebola pera (+5,9%) e açúcar cristalizado (+5,9%). Também a carne bovina de 1ª subiu (+2,86%), assim como a carne de 2ª (+3,03%), o frango congelado (+4,02%) e a carne de sol de 1ª (+6,60%).

Por outro lado, dentre os produtos que registraram redução de preço nesta semana, destaque para o jerimum leite (caiu 12,0%), alface (-11,8%), filé de merluza congelado (-11,7%), tomate (-8,9%), e arroz agulhinha tipo 2 (-7,1%).

CARNE DE 1ª SUBIU 23,8% NOS ÚLTIMOS DOIS MESES

Nas últimas oito semanas a cesta básica subiu, em média, 8,0%, conforme gráfico abaixo. Os produtos industrializados e semi-elaborados acumulam alta de 9,59%, enquanto os produtos de higiene e limpeza sofreram redução média de 1,46%, e os hortifrútis caíram 1,21%. Na primeira semana de agosto o custo da cesta básica estava cotado em R$ 324,20 e hoje está em R$ 350,14, ou seja, um aumento de R$ 25,94.

A carne bovina de 1ª acumula alta de 23,83% nos últimos dois meses; a carne de 2ª – músculo – subiu 14,6% e a carne de sol de 1ª, +13,6%. Outros aumentos significativos nas últimas oito semanas foram observados na laranja pera (+35,2%), pão francês (+17,9%), macarrão com sêmola (+15,9%), óleo de soja (+14,1%) e açúcar cristalizado (+11,1%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL a cesta básica mais barata é a do hipermercado EXTRA – MIDWAY MALL (R$ 318,35). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 24,7% (o que equivale a R$ 78,71).

Um dado que chama a atenção na pesquisa do PROCON NATAL, é que dos doze estabelecimentos pesquisados, os seis supermercados registraram variações negativas (reduções), enquanto os seis hipermercados registram variações positivas (aumentos). O maior aumento foi verificado no Hiper Bompreço de Lagoa Nova (+13,34%), e a maior redução ocorreu no Nordestão da Zona Norte (-3,92%).

A tabela completa com preço por produto e estabelecimento, está disponível para download na seção "Pesquisa de Preço" deste site, ou ainda na sede do Instituto Procon Natal, que funciona na Central do Cidadão de Ponta Negra (Praia Shopping), de terça à sexta, das 10 às 22:00, e aos sábados, das 10 às 18:00.