Magia, fascinação, encanto, amor. São algumas das palavras que podem ser usadas para definir o desfile temático Estrela do Natal, que estreou neste domingo às 20 horas, no entorno da Praça Pedro Velho (Praça Cívica) e é considerado o ponto alto da programação do Natal em Natal, uma série de eventos organizados pela Prefeitura Municipal do Natal para celebrar o período natalino.

Uma arquibancada montada para 3 mil pessoas estava totalmente lotada de um público formado por pessoas vindas de várias partes da capital potiguar e se contabilizadas as que se aglomeravam ao longo das ruas Trairi, Nilo Peçanha, Potengi e avenida Prudente de Morais, no entorno da Praça Pedro Velho, onde o desfile acontece, podia-se contar pelo menos umas cinco mil.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa que assistiu a estreia do desfile destacou a importância do evento dentro da programação do Natal em Natal. “O Estrela de Natal é um dos grandes destaques da programação deste ano, estimulando as pessoas virem com suas famílias, num grande espírito de confraternização”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

O desfile
O desfile temático Estrela do Natal é uma grande celebração ao nascimento de Jesus Cristo. Vários personagens temáticos foram criados e idealizados pelo artista Zeca Zenner, que está a frente da direção de todo o desfile, que traz cinco alas, representando cenas clássicas da celebração do natal, como anjos, o presépio, os três Reis Magos, Papai Noel.

O desfile inicia-se com a chegada de 20 anjos anunciadores da chegada do menino Jesus Cristo, o salvador do mundo. Em seguida vem o carro do sol, representando um dos maiores símbolos da cidade do Natal, junto com a ala do Sol de Natal, através dos filhos do sol, com belíssimos puppets, ou pingos de sol, que irradiam paz, harmonia e amor entre todas as pessoas.

Ainda nesta ala, meninos e meninas, demonstram juntos ao carro Coração de Flores, as cantigas de roda. É quando bois, vacas, cabras e um pastor boiadeiros, trazem para avenida a magia das festas populares. Em seguida o desfile mostra a chegada do menino Jesus, mostrando seu nascimento em Belém, a visita dos três Reis Magos, vindos de camelo, elefante e cavalo, numa homenagem ao rio Potengi.

No encerramento do desfile, Papai Noel homenageia os pescadores de Natal, ao vir em uma jangada puxada por golfinhos, rodeada de seres do mar como camarões, caranguejos. Todo o desfile faz uma junção entre o espírito natalino e os folguedos populares natalenses, como, por exemplo, com o Boi de Reis.

Trilha sonora
A trilha sonora do desfile foi criada pelo compositor Eugênio Matos, que se espelhou na magia do natal, tão bem imaginada por Zeca Zenner no Estrela do Natal. “A música aborda todo o espírito natalino, que reluz em cores, mas também faz um resgate do amor, da paz e da criança interior que existe em cada um de nós”, disse Eugênio Matos, que atualmente mora em Brasília e trabalha com trilha sonora para filmes.

“O desfile foi um momento inovador para cidade do Natal e feito por iniciantes, artistas do povo e conseguiu passar todo o espírito natalino, junto com os folguedos populares”, ressaltou o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Rodrigues Neto.

Já o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Francisco Soares de Lima Júnior, destacou a importância do evento para vinda de turísticas para Natal. “A consolidação do desfile ao longo dos anos trará muitos turistas na cidade”, destacou Soares Júnior.

O idealizador do desfile, Zeca Zenner, definiu em uma frase o resultado do seu trabalho: “fantástico. Estou emocionado”. As próximas apresentações do desfile temático Estrela do Natal ocorrerão nos dias 22, 25, 26 e 29 de dezembro deste ano e 02, 03, 05 e 06 de janeiro de 2010.