Cidadãos incluídos na era digital, em banda larga, com oportunidades de se desenvolver através da qualificação profissional on line, navegar pela internet, e ainda utilizar tantos outros serviços oferecidos através do computador. Tudo isso de forma gratuita, e para todas as idades. Esse é o retrato dos Telecentros Comunitários, equipamentos públicos que fazem parte de um Programa do Ministério das Comunicações em parceria com a Prefeitura do Natal, que será desenvolvido no município pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas.

“Estamos abrindo as portas do mundo digital para o cidadão natalense. Cada Telecentro está equipado com 10 computadores e mais 1 servidor. Os espaços foram desenvolvidos seguindo todas as orientações do Ministério, e o resultado pode ser conferido em ambientes amplos, climatizados, adaptados com acessibilidade tanto para as salas quanto para os banheiros. E para garantir a segurança dos cidadãos e também dos equipamentos estamos investindo em sistema de segurança 24 horas”, declara a Secretária da Semtas, Rosy de Sousa.

Ao todo 6 Telecentros foram inaugurados nas últimas semanas, nas comunidades do Panatis, Guarapes, Cidade Nova, Neópolis, Mãe Luiza e Lagoa Seca, e todos estão monitorados com segurança eletrônica da Envipol. “Os computadores são firmemente guardados com materiais de aço, e cada unidade possui vigia noturno”, garante o secretário adj. da Semtas, Alcedo Borges.

Os Telecentros funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e cada usuário terá acesso de 30 minutos por dia, ou tempo ainda maior dependendo da demanda da unidade. “Tomamos o cuidado de solicitar autorização dos pais para que as crianças só utilizem os computadores no contra fluxo da escola, e ainda bloqueamos todo e qualquer tipo de site com conteúdo inadequado para as crianças e adolescentes”, ressalta a gestora, Rosy de Sousa.