A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Educação em Tempo Integral realizou nesta segunda-feira (06), às 8 horas, a formação mensal com 60 monitores e 15 coordenadores do Programa Mais Educação, do município de Natal, que participaram de uma oficina interativa na perspectiva da Educação Integral. A formação aconteceu na Capitania das Artes, situada na Avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta - Natal/RN.

O terceiro encontro de formação com coordenadores e monitores trabalhou o tema “De fora, adentro: Cartografia dos sentidos” e foi conduzido pelo Prof. Dr. Maurício Camargo Panella.

De acordo com a equipe do Setor de Educação em Tempo Integral da SME, a formação tem como objetivo a forma de alinhar entendimento, práticas e conceitos para que se possa oportunizar, por meio do Programa Mais Educação, uma educação integral do sujeito para os alunos e todos os envolvidos.

O professor doutor Maurício Camargo Panella explicou como conduziu as atividades de hoje. “Proporcionamos um momento para que os monitores e professores encontrem as suas localizações dentro da cidade, traçando uma linha entre a sua moradia e a escola onde eles atuam. E por meio dessa atividade, fazer com que eles exerçam uma visão, uma leitura de mundo, onde a apropriação da cidade e os pontos importantes da cidade, que faz o cotidiano delas, seja percebidos por cada um deles”, disse.

“De fora, adentro: Cartografia dos sentidos” é um trabalho que consiste em um projeto artístico pedagógico que desenvolve e aplica métodos de mapeamento territorial e de diagnóstico psico-sócio-cultural-ambiental com o fim de instaurar processos de reflexão crítica e de criação artística coletiva junto a distintos grupos sociais. Utilizando-se de mapa gigante interativo, que visa proporcionar instalações que possibilitem enxergar de forma sensível os problemas socioambientais por meio de lentes macroscópicas e realizando mapeamentos dos territórios físicos e subjetivos dos sujeitos envolvidos nas atividades.

O professor Fábio Borges Menezes, da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, classificou a vivência como importante e já planeja como utilizará com os seus alunos. “Por meio do mapa gigante podemos ter uma perspectiva melhor do percurso que fazemos, e uma noção maior do tamanho da nossa cidade. Através dessa experiência pude perceber que o caminho que faço até o meu local de trabalho é bem longo. No primeiro momento vou fazer uma atividade com os nossos alunos, com mapas do buscador da internet, e no segundo momento podemos trazer eles aqui, e trabalhar com os estudantes a distância de suas casa até a praia, por exemplo”, planejou o professor.


Na ocasião, os professores realizaram um mapeamento, e viram a distância que é percorrido das suas residências até a escola que eles trabalham. O trabalho “De fora, adentro: Cartografia dos sentidos” estará exposto e aberto também à visitação do público na Capitania das Artes durante todo o mês de Junho.