O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou na noite desta terça-feira (21), o encerramento das atividades do primeiro semestre. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Para comemorar o sucesso das atividades foi realizada uma bonita festa junina.
Durante o semestre o NTE ofereceu aos professores da rede municipal cursos como Rede de Aprendizagem, Curta Vídeo na Escola, Prezi, Multímidia na Escola, Gameterapia e Áudio Livro.

Dentro das atividades planejadas no semestre, 70 professores participaram dos cursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. “São ferramentas on-line e softwares educacionais que existem nos computadores e na internet, cujo objetivo final nos cursos é que o professor aprenda a lidar com os programas educativos e transmita essa aprendizagem às turmas nas escolas”, disse, a coordenadora chefe do NTE, Vera Lúcia Poletto.

O curso de “Curta Vídeo na Escola” tem o objetivo de trabalhar o ambiente de edição de vídeo na plataforma Youtube e a formação foi inteiramente on-line. “Os professores realizaram produções utilizando a coleta e adaptação de textos e letras de músicas, download e up load, e colocaram o olhar pedagógico nos trabalhos e conheceram como usar a tecnologia em sala de aula”, disse a professora do NTE, Liana do Rosário de Moura.

O curso “Multimídia na Escola” foi orientado pela professora Elizeth Arantes com a proposta de oferecer aos professores tecnologias e ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula, e que não precisam de internet, utilizando aplicativos do Paint e tutorial Movie Maker.

Usando da criatividade, a professora de Ensino da Arte da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, Érica Diógenes Pinto, conta que utilizando bonecos de massa e um aparelho celular, produziu um vídeo educativo, tendo como enredo o texto “Se eu tivesse um mundo em minhas mãos”, do escritor Josué de Castro. “Não conhecia nenhuma técnica de vídeo, mas tive facilidade em aprender e criar estratégias de linguagem, por levar em consideração minha vivência na área de artes”, contou a professora que participou dos cursos oferecidos pelo NTE.

Prestigiando o evento do NTE, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva fez um relato do histórico do Cemure e os benefícios do espaço para os professores que frequentam e participam dos cursos e atividades pedagógicas.

A titular da educação anunciou que até o final do ano letivo todas as unidades da rede terão internet banda larga, além de destacar uma parceria com a UFRN, através do Metrópole Digital, para realização de um mestrado profissional que vai atender professores da rede municipal.