Profissionais de saúde da Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Planalto, localizada no Distrito Sanitário Sul, realizaram nesta quarta-feira (22), um mutirão na comunidade do Leningrado para atender às mulheres que precisam realizar o exame preventivo. Durante a ação, os profissionais de saúde aproveitaram para realizar testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis em homens e mulheres, orientando também sobre a necessidade de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Com a ajuda de cinco enfermeiros, dois médicos e nove estudantes de enfermagem, o mutirão conseguiu realizar 55 testes rápidos e 82 preventivos. A demanda baixa nestes procedimentos vinha causando preocupação nas unidades que, por sua vez, decidiram atender a população diretamente em suas casas, sem a necessidade de esperar filas de espera ou se ausentar por um longo tempo de suas residências.
Para a gerente do Distrito Sanitário Sul, Silvia Souto, o evento foi fundamental importância para atender as mulheres que, seja pela distância ou falta de tempo, não tiveram a oportunidade de realizar o preventivo. “Contamos o apoio e a dedicação dos nossos servidores que se dispuseram em realizar esse mutirão e graças a isso as mulheres fizeram o preventivo de forma rápida e tranquila sem precisar se deslocar até a unidade”, explicou.
Segundo Silvia Souto, o próximo mutirão será realizado no bairro de Ponta Negra, com data ainda a ser definida, no qual a expectativa é atingir um público ainda maior de mulheres. Neste também serão realizados os testes rápido em que se incluirão os homens, para procurar detectar doenças como o HIV e o Sífilis.
A iniciativa é uma oportunidade criada em conjunto entres todas as unidades que visa beneficiar aquelas mulheres que não realizaram os preventivos.