A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio de uma parceria entre as equipes do Distrito Sanitário Norte II (Núcleo de Atenção Básica e Epidemiologia), e das Unidades de Saúde do Santarém e do Parque dos coqueiros, realizou nesta quinta-feira (23) um mutirão de testes rápidos na Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento (UPCT), localizada no bairro do Potengi, zona Norte da cidade. O procedimento vem sendo realizado em unidades do Sistema Prisional, onde os índices de pessoas com HIV tendem a ser maiores. Quando diagnosticados positivos em HIV/Aids ou Sífilis, eles são encaminhados para o Serviço de Assistência Especializada (SAE), onde iniciam o tratamento.
Hoje foram atendidos mais de quarenta homens que, com a ajuda de profissionais da saúde cedidos pelas unidades, tiverem o resultado de seus exames entregue de forma rápida e segura. Além disso, os enfermeiros e técnicos de enfermagem aproveitaram para conscientizar os apenados sobre a necessidade de utilizar proteção (camisinha) durante as relações sexuais para evitar este tipo de doenças. Dos testes realizados, todos deram negativos.
O procedimento contou com a participação da chefe de Atenção Básica do Distrito Sanitário Norte II, Lucélia Herculano, enfermeiras das unidades, funcionárias da Epidemiologia e estagiários.
O mutirão serve para beneficiar tanto os portadores quanto a sociedade em geral. Por meio dele, os agentes de saúde tem a oportunidade de conversar com os detentos com HIV sobre a necessidade de utilizar camisinha para que, desta forma, não transmitam a doença para outras pessoas, como também, os encaminham para o SAE, onde tem a oportunidade de começar a recuperação com a ajuda de profissionais.