O projeto “Era Uma Vez…A Turma da Mônica no Mundo da Leitura”, reuniu em um ambiente de alegria os alunos da Escola Municipal Professora Ivonete Maciel na tarde desta quinta-feira (21). O projeto é coordenado pela professora da biblioteca, Marileide Justino de Araújo, que destacou o interesse dos alunos em participarem das atividades desenvolvidas em torno da obra de Maurício de Souza. “As apresentações que os alunos com deficiência realizaram no dia de hoje, representaram um verdadeiro exemplo de superação”, disse emocionada.
A execução do projeto contou com a realização de brincadeiras, poesias, cantigas de rodas, apresentações culturais, interpretação dos personagens da Turma da Mônica, contação de histórias e a biografia do autor Maurício de Souza.
De acordo com a professora da biblioteca, Marileide de Araújo, foi desenvolvido o projeto “Vitrine Literária” com o objetivo de disseminar a leitura em toda a comunidade escolar, formada por alunos, pais, professores e funcionários. Ela conta que durante o ano elegem alguns autores para trabalhar na “Vitrine literária”. “A cada período escolhemos um autor e trabalhamos com os alunos a biografia e as principais obras, nos horários de atendimento na sala de leitura”, explicou.
“Este ano, os próprios alunos que sugeriram trabalharmos com o autor Maurício de Souza e as histórias da Turma da Mônica. Ambientamos a biblioteca com os personagens das histórias em quadrinhos e também realizamos esse momento para apresentar principalmente os personagens de inclusão. Esse é um projeto articulado com todos os docentes da escola”, contou a professora.
“Na nossa escola temos um tema que é a questão dos saberes e dos valores. Na sala multifuncional trabalhamos com as questões dos valores e o respeito às diferenças. Dai a importância da Turma da Mônica que possui os novos personagens com deficiência. Estamos trabalhando exatamente o aconchego e a acolhida dos alunos com deficiência, no foco do desenvolvimento de sua aprendizagem e do seu saber social”, disse a professora Márcia dos Santos.
A Escola Municipal Ivonete Marciel possui matriculados 28 alunos com deficiência, nos dois turnos. As deficiências são autismo, deficiência intelectual, baixa visão, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e a dislexia.
A professora Intérprete de Libras, Erielma Carvalho da Fonseca, trabalha especificamente com dois irmãos com surdez. “Trabalho em sala de aula com a professora regular e faço as interpretações de Português para Libras e de Libras para Português, tanto escrito, como o português falado para Libras. Fiquei muito orgulhosa da participação dos meus alunos nas apresentações”, contou.
A Escola Municipal Professora Ivonete Marciel fica localizada no bairro de Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal e atende 473 alunos nos dois turnos, com turmas da Educação Infantil e as demais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A escola é dirigida pelas gestoras Elisabeth Sinara Holanda Lira (pedagógica) e Márcia Nelson de Araújo (administrativo-financeiro).