Funcionando de forma temporária em contêineres, e como forma de garantir o pleno atendimento à população, a Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Planície das Mangueiras, na zona Norte de Natal, voltou a oferecer normalmente os atendimentos e procedimentos médicos ao público. As estruturas são semelhantes às utilizadas pelas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal), localizadas na Policlínica Neópolis e na unidade São João.
As estruturas metálicas, climatizadas, foram instaladas dentro do terreno da unidade, situada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, e possuem espaços para as salas de consultas médicas e de enfermagem, farmácia, vacinação e de curativos, incluindo dois banheiros para servidores e usuários.
O administrador da USF, Francisco Djairo Alves, explicou que a unidade estava funcionando de forma provisória no prédio da unidade de saúde de Bela Vista, em Igapó, mas diante dos problemas relatados pela população em continuar usando seus serviços, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) optou por instalá-la em contêineres em seu próprio território de atuação.
“Em nenhum momento paramos os nossos serviços ao público, mas a solução apresentada é a melhor porque ficamos perto dos nossos usuários, no nosso território de atuação. Estamos com as três equipes de saúde da família atuando normalmente e com os serviços básicos ambulatoriais. Os contêineres são climatizados, confortáveis”.
O diretor acrescentou que as reuniões dos grupos que funcionam na unidade, como o dos idosos, de saúde mental, de gestantes e o crescimento e desenvolvimento coletivo, estão ocorrendo em um espaço cedido pela própria população, próximo à sede da USF, para que as atividades pudessem continuar acontecendo normalmente.