Uma imersão ao universo dos quadrinhos movimentou os alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela. A unidade que atende 360 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, está localizada na Rua São Pedro, 188 Igapó, Zona Norte de Natal. O projeto “Gibiteca Itinerante Amigos da Leitura”, tem o objetivo de estimular o processo de aprendizagem da leitura usando os gibis (revista em quadrinhos) como recurso pedagógico entre os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.
O projeto reúne também os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, matriculados no turno vespertino no papel de mediadores em rodas de leituras, e utilizando gibis para oferecer situações de aprendizagem significativas, oportunizando aos alunos participantes do projeto a construção de conhecimentos e habilidades que possibilitam a interação e a cumplicidade com o mundo da leitura.
De acordo com a coordenadora e professora de Ensino Religioso, Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz, o projeto surgiu da necessidade de apoiar e incentivar ações de leituras prazerosas no espaço escolar. “A importância do projeto é despertar no aluno a leitura através do gibi, a utilização da revista em quadrinho, uma vez que, a vida de cada personagem coincide muito com a realidade das crianças, que acabam se identificando com alguns personagens”, argumenta a professora.
Para festejar o sucesso do projeto uma série de apresentações culturais foram realizadas no pátio da escola, com coreografia de músicas como “Aquarela do Brasil”, e a distribuição de vários livros de literatura infantil e juvenil, doados pela Livraria Paulus.
“Eu gostei de todas as apresentações. Também gostei das oficinas que foram realizadas”, conta Marlison Isaque da Silva Cavalcante, que acompanhou uma oficina com os personagens da Turma da Mônica e também da releitura do clássico francês “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry.
O aluno Pedro Sarlian da Silva Barbosa, de oito anos, também participou das atividades. “Eu gosto bastante de histórias em quadrinhos. Gostei de conhecer os personagens da Turma da Mônica”, disse.