Para celebrar o Dia da Vovó, comemorado em 26 de julho, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) realiza a partir de terça-feira (26) até a sexta-feira (29), programação especial para os idosos assistidos pelos Centros de Convivência para Pessoas Idosa Ivone Alves (Zona Norte) e Marly Sarney (Zona Oeste). A festa tem como objetivo proporcionar um momento de descontração e lazer para os grupos de idosos assistidos pela Prefeitura do Natal.
Durante toda a semana, os idosos participarão de ginástica na Praia do Forte, manhãs de saúde e lazer com o grupo “Ame a Vida”, jogos, palestras e brincadeiras com a participação da equipe de trânsito da STTU, apresentações musicais, sorteios de brindes, lanche e banho de piscina. Destaque para o IV Encontro Inter Geracional realizado na sexta-feira (29), a partir das 8h30, no Centro de Convivência Ivone Alves.
Para a chefe Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVI), Valéria Xavier, esta é uma grande oportunidade para refletir sobre a importância da avó na vida da família e da sociedade. “Hoje em dia, a avó tem cada vez mais importância na vida da família, de seus filhos e netos. Como a maioria dos pais e mães trabalha fora de casa, muitos netos ficam sob a responsabilidade das avós, que prestam um grande serviço aos seus filhos na educação dos netos. Sua sabedoria e experiência nos assuntos do lar ajudam muito na educação das crianças”, diz.
Estima-se que cerca de 300 idosos participem da comemoração, além de educadores sociais e técnicos do SCFVI.
Dia da Vovó
Comemora-se o Dia da Vovó em 26 de julho porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.
Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha idade avançada e a batizou de Maria.
--