A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Especializada (DAE), o Departamento de Atenção Básica (DAB) e o Distrito Sanitário Sul, além de representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou nesta quarta-feira (27) o último fórum intersetorial, no auditório do Semtas, às 14h. Desta vez, o público alvo foram os profissionais da Atenção Básica, CAPS, CREAS, Albergue Municipal, Unidades de Acolhimentos, Semtas, Abordagem Social e equipe do Consultório na Rua do Distrito Sanitário Sul.
O fórum tem como objetivo de criar uma articulação melhor das redes entre os serviços, procurando beneficiar o atendimento em saúde mental e em todas as esferas de forma que resulte num atendimento devidamente qualificado e busca compartilhar experiências vividas entre convidados e palestrantes numa roda de conversa. É normal que, no dia a dia, casos complexos aconteçam nas unidades que precisem ser trabalhados de forma conjunta. Desta forma, o evento busca complementar estes serviços para, ao mesmo tempo, tirar dúvidas e preparar os profissionais diante do problema.
O fórum para o Distrito Sanitário Sul foi o último que aconteceu de forma intersetorial após os outros distritos já terem sido contemplados em datas anteriores. Assim, no próximo dia 3 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde finalizará as ações com o Fórum Geral de Saúde Mental, no auditório do nível central. Aberto para todos os distritos, será a oportunidade de articular as redes de serviços de uma forma completa envolvendo todas as esferas em uma mesma roda de conversa.