Nesta quarta-feira (27), a Maternidade Leide de Morais realizou um treinamento de emergências obstétricas para a equipe de enfermagem que atua na unidade materno-infantil do município. Apesar de não ser comum tratar de casos de emergência, a unidade procura, com estas capacitações, estar preparada para lidar com todo tipo de complicação que possa vir a acontecer durante o parto.

Com uma média de 25 enfermeiros em cada encontro, os treinamentos são liderados por profissionais que participaram no mês de junho do curso de maior destaque em nível internacional em obstetrícia, o the Adavance Life Support in Obstetrics (ALSO), traduzido para o português, Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia, e se comprometeram em passar os ensinamentos para os profissionais da equipe de enfermagem.

Segundo Jamili Dantas, gerente de enfermagem da Maternidade e participante da comissão organizadora do evento, o foco é a qualificação teórica e prática para que a equipe saiba manejar as principais emergências, especificamente em casos de reanimação neonatal, hemorragia puerperal e distorcia de ombro.

“A importância do evento é treinar os profissionais da equipe de enfermagem, qualificando a assistência materno-infantil na maternidade Leide Morais. Além disso, procuramos atualizar os conhecimentos com base em cursos com o ALSO e passar para os enfermeiros durante os treinamentos", comentou.

A intenção da maternidade é capacitar a equipe inteira por meio destes treinamentos de emergência, e assim, caso o parto tome rumos complicados o grupo de enfermeiros esteja preparado para lidar com a situação da forma mais correta possível.