Durante o período que antecede a Semana Santa, a Prefeitura do Natal, por meio do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificará as inspeções em estabelecimentos que comercializam pescados e derivados. Denominada Operação Semana Santa 2010, a ação será realizada entre os dias 15 e 31 deste mês, com o objetivo de oferecer a população produtos de maior qualidade.

Segundo a chefe do Núcleo de Alimentos da Vigilância, Glaúcia Nunes, a equipe avaliará se a venda de produtos está de acordo normas sanitárias vigentes. Serão observados a origem, forma de conservação e características do produto. “Nesta época do ano cresce o consumo de pescados e nós, conseqüentemente, intensificamos a fiscalização. Serão vistoriados locais como mercado do peixe, supermercados e peixarias, onde há um maior fluxo de pessoas”, explicou.

Durante as inspeções serão entregues aos comerciantes folders de orientações ao consumo de pescados. Na tarde do dia 30 e manhã do dia 31, os alunos do curso de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP) distribuirão panfletos informativos com orientações aos clientes nas principais redes de supermercados da capital, supervisionados por profissionais da Vigilância Sanitária.

Além da qualidade e conservação dos produtos, serão analisados ainda os aspectos higiênico-sanitários de móveis, utensílios, equipamentos e instalações. Outro aspecto importante é a certificação do gelo utilizado na conservação dos pescados.

As inspeções serão realizadas nos cinco Distritos Sanitários de Natal. A população também pode contribuir com o trabalho por meio da Central de Atendimento à Denúncia, no telefone 0800-281-4031. Qualquer denúncia sanitária que chegue será analisada e averiguada.