A prefeita Micarla de Sousa entrega nesta quarta-feira (24), às 15h30, mais uma unidade de saúde reformada. Após passar por serviços de melhorias em sua estrutura física, a Unidade de Saúde da Família da Redinha, na Zona Norte de Natal, volta a funcionar em condições dignas para um bom atendimento.

A reforma do prédio pertencente à Secretaria Municipal de Saúde demandou um investimento de cerca de R$ 65 mil. A unidade ganhou uma nova cobertura, resolvendo um antigo problema de infiltração que prejudicava o atendimento durante o período de chuvas. Boa parte do prédio se encontrava interditada, inclusive um consultório odontológico, tomado pelo mofo.

O investimento garantiu ainda reforço nos alicerces e na cobertura do imóvel, onde as ferragens se encontravam expostas, colocando em risco os servidores e também os cidadãos que iam até o local. Foi promovida também uma pintura geral da unidade, com direito à troca de diversas portas e janelas, que se encontravam danificadas.

De acordo com a diretora do Distrito Norte 1, Sijara Rodrigues Nóbrega, há cerca de quatro anos os problemas vinham se acumulando e a estrutura necessitava das melhorias. “Havia até mesmo um pergolado, já bastante danificado, que logo quando os operários bateram nele, veio abaixo”, revela.

A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, possui mais de duas mil famílias cadastradas no Programa Saúde da Família e tem duas equipes completas, formadas por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois dentistas, dois auxiliares de consultório dentário e oito agentes de saúde. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde na comunidade.

Mais de 200 pessoas são atendidas diariamente na unidade, que ainda oferece atendimento psicológico, nebulização, vacinas, curativo, além de um trabalho multidisciplinar com grupos de gestantes, idosos, mulheres e adolescentes.