O ProJovem Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura do Natal por meio da  Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social(Semtas) inicia no dia 1° de maio cursos que vão qualificar 200 jovens nas áreas de empreendedorismo e ações comunitárias, já priorizando a geração de emprego e renda para a Copa de 2014.  A capacitação nasceu a partir de uma parceria firmada no dia 1° deste mês entre secretaria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“A maior intenção é capacitar os nossos jovens já para os trabalhos que irão surgir na Copa do Mundo”, afirma Celma Estevam, Coordenadora Municipal do Projovem Adolescente. A Semts irá ceder espaço físico dos 13 núcleos do ProJovem para que o Sebrae realize os cursos. “O ProJovem trabalha na formação do ser como cidadão para o mundo de trabalho, com orientações como teste vocacional, ética e postura profissional. A parceria com o Sebrae vai complementar esse trabalho com cursos de qualificação profissional”, ressalta a secretária Rosy de Sousa.

Os cursos começam dia 1° de maio e seguem até 30 de Dezembro de 2011. Participarão os adolescentes já inscritos no programa. As 200 vagas já foram preenchidas.

Parceria com a Petrobrás

O Projovem Adolescente também firmou parceria com a Petrobrás. Vinte e cinco adolescentes da zona Oeste foram encaminhados para participar do “Programa Petrobrás Jovem Aprendiz”, que oferece capacitação técnica e integra o Programa Petrobrás Fome Zero. O objetivo norteador deste programa é promover a inclusão social de jovens em situação de pobreza e miséria, por meio de qualificação social e profissional, contribuindo assim para sua inserção no mercado de trabalho.

Foram selecionados os 25 jovens que mais se destacaram no ProJovem Adolescente. Eles já estão com suas carteiras de trabalho assinadas e estão exercendo funções administrativas na Petrobrás desde o dia 1° de março. “É um incentivo e um chamado à responsabilidade, pois os jovens só permanecem neste projeto se obtiverem freqüência assídua e aprovação com êxito na escola”, destaca Rosy de Sousa.

Outra importante parceria firmada foi com o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), na qual 15 adolescentes de 15 a 17 anos trabalharam de novembro de 2009 a janeiro deste ano como digitadores dos cadastros do Bolsa Família, no qual eles também são beneficiados. O trabalho foi remunerado.

ProJovem Adolescente

O Programa “ProJovem Adolescente” constitui-se em um serviço de convívio de assistência social que objetiva complementar a proteção básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

O público alvo são adolescents de 15 a 17 anos, priorizando aqueles que pertencem ao Programa Bolsa Família, egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), egressos ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.