A população do Bairro Nordeste ganhou na tarde desta segunda-feira (23), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Nossa Senhora de Santana. Segundo a diretora do estabelecimento educacional, serão beneficiadas 105 crianças de 2 a 5 anos de idade, moradoras da comunidade e áreas adjacentes.

A entrega do 23º CMEI da atual gestão municipal natalense foi feita pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que ressaltou a importância destes centros para educação da cidade. “A proposta é sempre oferecer qualidade na educação das crianças natalenses. Nossa responsabilidade aumenta ainda mais porque são nestes centros que as crianças têm seus primeiros contatos com o mundo fora de seu ambiente familiar”, ressaltou a prefeita.

“Realizamos aqui um compromisso assumido pela promoção da qualidade da educação na cidade do Natal. Para chegarmos a este resultado usamos dentro de nossa proposta pedagógica os três pilares da aprendizagem moral, cognitiva e psicológica”, informou a diretora do CMEI Nossa Senhora de Santana, Zildete Macedo de Oliveira.

Estrutura
Os alunos terão a disposição, segundo a diretora do CMEI, uma estrutura com quatro salas de aula, escovódromo, chuveródromo, cozinha, área de serviço, salas de brinquedoteca, de estimulação, da coordenação pedagógica, direção, além de um parque infantil na entrada.

“Com a implantação do sistema dos CMEIs pela Secretaria Municipal de Educação (SME), passamos a utilizar um modelo pedagógico diferenciado, privilegiando não só o cuidar da criança, mas a sua formação integral como cidadão”, destacou o titular da SME, Elias Nunes. O secretário municipal de Educação acrescentou que serão inaugurados outros 12 CMEIs na cidade, o que deverá ocorrer dentro dos próximos 90 dias. Também serão construídos outros seis novos Centros Municipais de Educação Infantil.

Uma das crianças que serão beneficiadas com a nova estrutura do CMEI do Bairro Nordeste, é Anny Beatriz, de 5 anos, que estava com sua avó, Marlene Marinho da Silva, acompanhando a solenidade de reinauguração do local. “Tudo que as crianças precisam para ter uma educação de qualidade, tenho certeza que encontraremos aqui neste local”, destacou Marlene Marinho.

História
Segundo Zildete Macedo, no local que agora passa a funcionar como CMEI Nossa Senhora de Santana, existia uma fazenda na década de 40. Nos anos 60 transformou-se no Centro Integrado de Assistência ao Menor (Ciam), vinculado à Febem e administrado pelo Lions Club. Já nos anos 90 passou a funcionar como uma creche sob a direção da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), até que no ano passado foi incorporada pela SME como CMEI.