A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental, Setor de Educação Especial, continua com as inscrições abertas para os cursos de Formação em Língua de Sinais Brasileira – Libras. Os cursos são destinados aos educadores da rede municipal, de preferência os que contarão com alunos surdos matriculados em 2010 e os professores das salas de Recursos Multifuncionais.

Serão dois cursos de Libras de Nível Médio. O primeiro acontecerá nos meses de abril a junho (Curso 1) e o segundo no período de agosto a outubro (Curso 2), ambos no CEMURE. Cada curso com 30 vagas, carga horária de 40 horas e ministrados pela instrutora Maria Augusta Botelho Neta.

As inscrições devem ser feitas via email – luzya_fatima@hotmail.com, mediante os seguintes dados preenchidos: qual curso pretende participar, nome completo, matrícula, unidade de ensino que leciona, função, turma/ano que leciona, turno que leciona, fone, e email, concluindo com algum esclarecimento que o mesmo necessite dar.

Os cursos de Libras - Nível Médio, fazem parte da Política de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Natal e do Programa de formação continuada e em serviço de seus educadores. Objetiva dar continuidade aos cursos de Libras ministrados ao final de 2008, no CEMURE, visando que os educadores possam melhorar sua ação pedagógica, com a fluência comunicativa em Libras. Do mesmo modo que os demais cursos, o educador que se inscrever deverá participar no horário contrário ao seu turno de trabalho e para a obtenção do certificado do curso, o mesmo deverá comprovar 75% de aulas presenciais.

Os conteúdos programáticos do curso abordarão uma avaliação diagnóstica inicial do quadro linguístico da turma, revisão de temas estudados em cursos de Libras – Nível Inicial, de acordo com as necessidades da turma, características gramaticais da Libras e temas estudados a partir de sugestões dos educadores acerca do que está sendo ensinado na sala de aula.A metodologia e recursos utilizados no curso serão através de diálogos, teatro, jogos cênicos, multimídia, quadro branco, cartazes e imagens diversas.

Educação inclusiva
Pela primeira vez na história do município, a SME abriu matrícula antecipada para alunos com necessidades especiais (em novembro/2009, para o ano letivo de 2010) – cerca de 500 alunos foram matriculados. A SME também está enviando para a gráfica o documento Política de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino do Natal, que será distribuído com as 70 escolas e 57 CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil). Outra iniciativa em prol da educação inclusiva é destinação de 10 vagas para professores de Libras, no concurso cujo edital contempla o preenchimento de 139 vagas na totalidade.