A segunda pesquisa do preço do pescado e bacalhau feita pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal, constatou aumento médio de 5,76% para os peixes, em relação ao mesmo período do ano passado. Já o bacalhau, agora, está mais barato do que em 2009: a maior redução foi observada no bacalhau Imperial do Porto (-18,4%), seguido pelo Ling (-12,2%) e pelo bacalhau Saith (-6,6%).

A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de março (quarta e quinta-feira) com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período e também para informar sobre eventuais diferenças de preços.

O Procon Natal pesquisou doze tipos de peixes em catorze (14) supermercados e hipermercados, doze (12) boxes do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue – Rocas, e uma peixaria em Lagoa Seca. Nos supermercados/hipermercados a variação foi menor (aumento médio de 2,5%) do que no Mercado do Peixe (aumento médio de 12,0%). Entretanto, os preços dos peixes nos supermercados e hipermercados são, em média, 16,9% mais caros do que no Canto do Mangue (Mercado do Peixe).

Diferença de preços chega 140%

Assim como acontece com os ovos de chocolate, a diferença de preços no pescado também é grande, tanto entre os supermercados/hipermercados X Canto do Mangue, como entre os próprios supermercados e hipermercados, e entre os boxes do Mercado do Peixe, obrigando o consumidor a pesquisar antes de comprar  (ver quadro abaixo).

A título de exemplo, o quilo do atum inteiro varia de R$ 4,98 até R$ 12,00 (diferença de 140%), o primeiro em um hipermercado e o segundo no Mercado do Peixe; o quilo da castanha vai de R$ 4,90 em determinado hipermercado, até R$ 11,24 em um supermercado (diferença de 129%).

Mesmo entre os quiosques do Mercado do Peixe as diferenças são grandes: um quilo do serra inteiro custa entre R$ 8,00 e R$ 13,00 (diferença de 62,5%).

Bacalhau: diferenças chegam a 122%

Com relação aos preços do bacalhau, a pesquisa do Procon Natal constatou, também, grandes diferenças de preços, que chegam a 122%, conforme tabela abaixo.

Tabelas