O Programa Municipal de Controle da Dengue realizou na manhã desta quarta-feira a primeira reunião técnica de avaliação e planejamento integrado das ações de controle da dengue em 2010. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e teve como objetivo discutir metas e planejar ações associadas entre todos os setores envolvidos no combate ao Aedes aegypt, além de traçar estratégias de atuação para o segundo trimestre deste ano.

Com base no Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), os técnicos da SMS definiram que entre os meses de abril e junho serão intensificadas as ações de bloqueio de transmissão dos casos humanos nos bairros da zona Oeste e será também promovido um trabalho educativo com a comunidade. “Estabelecemos um raio de 300 metros para o bloqueio, realizado com aspersão do larvicida em pontos específicos com o equipamento UBV portátil. Além disso, fazemos palestras e oficinas em escolas, centros comunitários, organização não governamental para reforçar a importância de todos no combate a proliferação do mosquito”, disse Alessandre de Medeiros, coordenador técnico do Programa de Controle da Dengue.

A situação do dengue em Natal foi detalhada para a secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, que participou da reunião recebendo informações sobre as próximas etapas do trabalho e discutindo melhorias na execução do combate a doença. “O trabalho em equipe é fundamental para reduzir os índices de infestação. O resultado da união de forças é percebido com a redução nos números de notificações, mas precisamos do apoio e colaboração do cidadão", lembrou Ana Tania. Participaram do encontro os funcionários dos Departamentos de Vigilância em Saúde, Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental.