Desde a tarde desta quarta-feira (24), o bairro da Redinha já conta com uma nova estrutura de atendimento para a população. As obras de reforma da Unidade de Saúde da Família foram inauguradas, oferecendo condições dignas à comunidade local, que sofria com repetidas interdições do imóvel, devido a problemas de infraestrutura.

A placa de reinauguração foi descerrada pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e a secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio. Em seu discurso, a chefe do Executivo municipal agradeceu o apoio de toda a comunidade, dos servidores e destacou a importância do imposto pago por cada cidadão para o benefício da capital potiguar, uma vez que toda a obra foi bancada com recursos próprios do Município.

“Isso é apenas o começo. Sei que tem muito a ser feito, mas estamos fazendo a nossa parte e a obra realizada aqui demonstra a importância que damos às questões relacionadas à saúde do município”, enfatizou Micarla de Sousa. A prefeita destacou também o aluguel de um novo imóvel para a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Redinha e a retomada das obras da Escola da comunidade da África, com previsão para ser inaugurada até o final de abril.

Já a nova Unidade de Saúde da Família recebeu um investimento total de cerca de R$ 65 mil. O prédio ganhou uma nova cobertura, resolvendo o antigo problema de infiltração que prejudicava o atendimento durante o período de chuvas. Boa parte do imóvel se encontrava interditada, inclusive um consultório odontológico, tomado pelo mofo.

Os recursos garantiram ainda reforço nos alicerces e na cobertura da unidade, já que as ferragens se encontravam expostas, colocando em risco os servidores e também os cidadãos que iam até o local. Foi promovida ainda uma pintura geral do imóvel, com direito à troca de diversas portas e janelas, que se encontravam danificadas.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, possui mais de 2 mil famílias cadastradas no Programa Saúde da Família (PSF) e conta com duas equipes completas, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de consultório dentário e agentes de saúde.

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde na comunidade. Mais de 200 pessoas são atendidas diariamente na unidade, que ainda oferece atendimento psicológico, nebulização, vacinas, curativo, além de um trabalho multidisciplinar com grupos de gestantes, idosos, mulheres e adolescentes.