A Prefeitura de Natal e a Polícia Federal estão prestas a firmar parcerias para melhorar a segurança pública na capital potiguar. Na tarde desta quarta-feira (24), a prefeita Micarla de Sousa, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sérgio Leocádio, e o comandante da Guarda Municipal, Edvan Costa, visitaram a sede da PF para iniciar uma série de debates de como projetos futuros poderão ser implementados.

Os três foram recebidos pelo delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Elton de Souza Zanatta, que é o superintendente em exercício da PF no Rio Grande do Norte. “Esse encontro foi o mais proveitoso possível. Discutimos formas de atuar conjuntamente na nossa cidade para buscar a paz”, afirmou a chefe do executivo municipal.

O secretário Sérgio Leocádio disse que no encontro também foi discutida a necessidade de se tomar providências para adequação da Guarda Municipal aos dispositivos da Lei número 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento.

“Aproveitamos para apresentar ao delegado Elton Zanatta o propósito de regularizar e melhorar o armamento de toda a Guarda Municipal. Também mostramos a ele o projeto de se instalar câmeras de monitoramento em parte da cidade. Todo esse material poderá ser utilizado pela Polícia Federal a qualquer tempo”, frisou o secretário.

Micarla de Sousa e Sérgio Leocárdio lembraram ainda a importância da Polícia Federal no auxílio ao combate ao tráfico de drogas em Natal e dos planos para uma ação conjunta na segurança da Copa do Mundo de 2014.

“A ação dos policiais federais em Natal é ininterrupta. Graças a eles o combate às drogas é constante na nossa cidade. Aproveitamos o encontro com o delegado Zanatta para iniciar as discussões sobre como será o plano de segurança que vamos adotar na Copa do Mundo. O objetivo é de unir forças para combater a criminalidade”, disse Leocádio.

Outros encontros entre a Prefeitura e a Polícia Federal deverão ser agendados pra os próximos dias. “O delegado Elton Zanatta foi bastante receptivo, prontificando-se inclusive a proferir palestras para a Guarda Municipal de Natal. Agora esperamos a visita dos membros da PF na sede da Semdes e da Guarda, onde eles poderão conhecer nossa estrutura para nos ajudar a melhorar a segurança de Natal”, concluiu Micarla de Sousa.