Para celebrar o Dia Mundial do Teatro, 27 de março, a Prefeitura Municipal do Natal e a Fundação Cultural Capitania das Artes - Funcarte estão preparando uma programação especial com várias manifestações culturais, que contemplará também a reabertura do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, local onde acontecerá a solenidade comemorativa. O evento acontece nesta sexta-feira (26) com inicio às 17h.

A programação cultural contará com a Banda Sinfônica da Cidade do Natal, que exibirá um repertório diversificado, a Cia Teatral Monicreques fará várias intervenções cênicas, o ator João Antônio Vale apresentará um trecho do monólogo “Gota D`água” de autoria de Chico Buarque de Holanda, o Ballet Municipal Professor Rosevelt Pimenta apresentará uma passagem do espetáculo Dom Quixote e a Associação Cultural do Panatis fará uma apresentação especial em homenagem a Dona Militana.

O grande homenageado da solenidade será o dramaturgo Racine Santos, que receberá da Prefeita Micarla de Sousa e do Presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, uma placa comemorativa. Também serão homenageados in memória os teatrólogos Sandoval Wanderley e Jesiel Figueiredo.

Racine Santos Nasceu em Natal, em 1948, morou em Macaíba e aos 14 anos mudou-se para Recife onde teve os primeiros contatos com teatro, nos anos 1960, quando conheceu Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho e Luiz Marinho. Juntamente com Altimar Pimentel, Tácito Borralho, Luiz Marinho e outros,criou a Associação dos Dramaturgos do Nordeste. Ainda na capital pernambucana ele estudou pintura e teatro. Quando retornou para Natal, entrou no Grupo de Teatro Amadores de Natal, do então professor Sandoval Wanderley. Atuou, escreveu, dirigiu. Em novembro de 1976, com 28 anos de idade, estreou seu primeiro espetáculo "A festa do Rei", no Teatro Alberto Maranhão. Desde então, foram inúmeros trabalhos apresentados, consolidando-o como um dos mais expressivos nomes da dramaturgia potiguar.

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).