O Projeto desenvolvido pelo Departamento de Atenção a Mulher - DAM, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas, intitulado Beleza da Gente, vem rendendo resultados positivos. Cerca de 50 mulheres assistidas pelo DAM e beneficiárias do Bolsa Família foram contempladas com curso na área de beleza, em parceria com o Departamento de Qualificação Profissional – DQP; e com a empresa do sudeste do país, Inoar, especializada em produtos de Cosméticos com qualidade profissional.

O curso, realizado no final de 2009, teve carga horária de 200 horas, e capacitou mulheres para realizarem tratamentos de cabelo, escova marroquina, escova progressivas, química, entre outras opções. “Todo o trabalho desenvolvido nesse sentido tem como pilar a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho, a criação de oportunidades e o combate à violência doméstica”, destaca a Secretária da Semtas, Rosy de Sousa.

Ana Maria Rocha foi uma das beneficiadas. Aos 47 anos, estava desempregada e abraçou a grande chance oferecida pela Semtas. Ela já estava fazendo cursos no Centro Público de cabeleireiro. Foi quando soube da oportunidade do curso em parceria com a Inoar. Ana foi destaque na turma pelo esforço e belos resultados apresentados, o que rendeu muitos elogios por parte da instrutora. “Eu estava desempregada e me descobri neste curso. Foi bastante gratificante. Agora eu estou muito motivada e quero investir cada vez mais na profissão de cabeleireira”, afirma Ana, entusiasmada.

Na fase final do curso, as mulheres beneficiadas receberam orientações sobre como conseguir microcrédito para financiamento de pequenos empreendimentos e receberam kits da empresa Inoar, com produtos de cabelo como xampus e químicas para alisamentos. A Semtas contribuiu com os instrumentos de trabalho: secador, pranchinha e escovas de cabelo. “Com o curso e com todo esse material comecei a correr atrás. Agora estou fazendo trabalho no domicílio das minhas clientes e já estou tendo um bom lucro. O próximo passo será abrir o meu salão”, complementa Ana.

"Com o investimento feito pela Prefeitura na doação dos kits com instrumentos e mais os kits com os produtos doados pela Inoar, as mulheres beneficiadas como a Ana tiveram nas mãos material suficiente para gerar cerca de R$ 15 mil. É uma oportunidade única que deve ser aproveitada assim está fazendo a Ana. Desejamos sorte e muito trabalho para todas elas", ressalta a Secretária da Semtas, Rosy de Sousa.