Representantes dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde estiveram na manhã desta segunda-feira (16) em audiência com o secretário municipal de saúde, Levi Jales, para falar sobre a parceria do controle social com a gestão municipal para fortalecer o SUS.

"O objetivo desse nosso encontro foi estreitar a relação entre o controle social e gestor municipal, cujo único objetivo é defender o SUS. O secretário nos garantiu que o diálogo está aberto e isso é muito importante", destacou Canindé Soares, presidente do conselho estadual de Saúde.

O secretário Levi Jales aproveitou o encontro para apresentar algumas ações que a considera prioridade da gestão nos próximos meses. "Vamos implantar as Unidades de Pronto Atendimento, um compromisso da prefeita Micarla de Sousa com a população de Natal, vamos trabalhar para instalar os Núcleos de apoio à Saúde da Família (Nasfs) que vão auxiliar o trabalho das equipes do PSF, vamos intensificar o trabalho permanente de controle da dengue, fazer atualizações e treinamentos com os profissionais de saúde, enfim melhorar a assistência à população e para isso precisamos unir forças e fortalecer também o controle social", destacou Levi Jales.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, considerou a reunião com o secretário "muito boa". Segundo ele, a gestão mostra disposição em manter o diálogo constante com o controle social. "Estamos otimistas e esperamos que a prefeita dê sustentação ao secretário de Saúde que vai precisar estar forte para enfrentar os desafios que são muitos", avaliou.

A secretária adjunta da saúde, Lecy Araújo, também defende o fortalecimento do vínculo como Conselho. "Temos que trabalhar em sintonia. Dessa forma a população só tem a ganhar", completou.

Na próxima semana representantes dos conselhos voltam se reunir com os gestores da saúde.