Com o slogan “O Calazar Mata! Faça o Exame do seu Cão", a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove de 5 a 9 de abril a Semana de Mobilização Social e Controle do Calazar.

O objetivo é sensibilizar a população no que diz respeito à prevenção a leishmaniose visceral americana (calazar) e os riscos que essa doença pode causar à saúde pública, desenvolvendo atividades educativas e de controle da doença, visando à saúde do animal e o bem-estar humano.

Durante toda a semana, a equipe do CCZ fará um arrastão com visita casa a casa no bairro do Pajuçara, na zona Norte de Natal, para realização de um inquérito canino (coleta de sangue) que identifica os casos de calazar. Em caso de resultado positivo, o animal será sacrificado.

No dia 9, o Dia C da Semana do Calazar, será realizada uma mobilização nas escolas do bairro com panfletagem, concurso de cartazes e premiação sobre o tema. Encerrando as atividades, às 15h, ocorrerá uma caminhada com cerca de 400 pessoas entre alunos, educadores e profissionais de saúde, saindo da Escola Zila Mamede, percorrendo as Ruas Maracaí, Guilherme de Almeida, Frei Augustinho de Jesus, Álvaro Ozório, Barão de Cocais e indo até a Unidade Mista de Saúde do Pajuçara.

CALAZAR

A leishimaniose ou calazar é uma doença causada por microorganismo (protozoário) denominado de leishmania, transmitida ao cão, raposa e ao homem pela picada de mosquito flebotomíneo ou mosquito palha. A transmissão da doença no meio urbano se dar por meio da picada do mosquito contaminado (vetor). O mosquito pica o cão, ou o ser humano. Pessoas ou animais são reservatórios da doença, uma vez que ao sugar o sangue destes, pode transmití- los a outros indivíduos ao picá-los.