A prefeita Micarla de Sousa visita nesta quarta-feira (7), às 15h, as obras de manutenção da lagoa de captação no loteamento José Sarney, na rua Votuporanga. Na ocasião, o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Demétrio Torres, anunciará as ações preventivas que estão sendo executadas pela Prefeitura do Natal, no intuito de evitar transtornos durante o período chuvoso, a exemplo dos alagamentos.

As obras de manutenção na lagoa de captação do loteamento José Sarney compreenderam a retirada da vegetação em toda a superfície. Segundo o secretário adjunto de conservação da Semopi, Jonas Barbosa, os aguapés proliferaram rapidamente e estavam dificultando o processo de absorção da água, como também obstruindo a saída do líquido acumulado por meio de tubos. A lagoa do José Sarney não dispõe de bombas de sucção. "Essa medida visa evitar o transbordamento e a inundação de várias casas situadas nas proximidades do entorno da lagoa. Em 2008, devido às fortes chuvas, houve alagamento em algumas moradias. Contudo, isso não deverá acontecer mais", garantiu Barbosa.

Em janeiro passado, todas as 54 lagoas de captação da capital passaram por uma vistoria feita pelo Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes). O objetivo  foi verificar as condições estruturais das lagoas para evitar transbordamentos na época de chuvas. Nas vistorias serão verificadas as condições atuais das bombas e toda a estrutura física, elétrica e hidráulica.