A prefeita Micarla de Sousa reuniu as secretarias envolvidas com a Defesa Civil do Município, na noite da última sexta-feira(09), na sede da Semopi, e na manhã do sábado(10), para avaliar as ações tomadas com relação às fortes chuvas que caíram na cidade, e determinar que as equipes se mantenham de prontidão durante todo o final de semana. Estiveram presentes representantes da Semdes, Urbana, Semopi, Semob, Semtas, Semsur, Ouvidoria e Semurb. Micarla pediu integração, determinou a implantação do Plantão 24 horas da Ouvidoria do Município, através do 156, e estabeleceu escalas de plantão entre todas as secretarias. Até o final da manhã deste sábado, a Prefeitura havia registrado 770 ocorrências, todas encaminhadas às secretarias.

A avaliação do trabalho foi positiva e a prefeita pediu atenção total para o final de semana, quando equipes das secretarias estarão atendendo chamados de emergência. São esperadas novas chuvas neste domingo. “A população pode ficar tranqüila que estamos fazendo tudo para atender os chamados. A Defesa Civil vem sendo treinada há vários meses e fazendo também o trabalho de prevenção e orientação”, destacou Micarla de Sousa, revelando que 43% das chamadas que chegaram à Ouvidoria são relativas ao trânsito, envolvendo a Semob. A maioria destas chamadas foram relacionadas aos semáforos, muitos danificados pelas fortes trovoadas que caíram na capital. Porém, na manhã deste sábado, nenhum semáforo apresentou problema.

Na noite de sexta-feira (09), às 22 horas, a prefeita de Natal recebia os últimos relatórios da semana, quando telefonou para alguns moradores retornando as ligações efetivadas para a central 156 da Ouvidoria. Um dos contatos feitos pela prefeita foi com Vanilda de Medeiros Silva, moradora do Loteamento Esperança, na Travessa Poeta Renato Caldas, na Zona Norte de Natal. Vanilda havia telefonado para reclamar do problema de mosquitos ocasionados por um alagamento próximo à sua residência. E ficou muito satisfeita com o rápido retorno feito pela própria prefeita de Natal. Micarla determinou que uma equipe da Secretaria de Obras fizesse uma inspeção na rua de Vanilda ainda neste fim de semana e explicou à moradora que a Prefeitura aguarda uma resposta do Governo Federal em relação ao financiamento do projeto de drenagem que pode acabar definitivamente com os problemas de alagamentos no bairro de dona Vanilda.

Desde o início do ano a prefeita Micarla de Sousa tem liderado reuniões e comandado ações envolvendo todas as secretarias relacionadas à limpeza das lagoas de captação, manutenção do sistema de drenagem e atendimento à população. O resultado desse planejamento pôde ser observado sexta-feira, quando a prefeita reuniu os secretários na Ouvidoria Geral, para avaliar a resposta do Município frente às chuvas que atingiram todas as regiões da cidade. A análise foi de que o planejamento e ações realizadas nos últimos meses ajudaram a cidade a superar os problemas causados pelo temporal, mostrando agilidade no atendimento dos chamados de emergência. O trabalho preventivo será mantido e reforçado no período chuvoso.

MANUTENÇÃO DE LAGOAS
A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e a Urbana realizam desde os primeiros dias de 2010 a limpeza e manutenção das lagoas de captação de Natal, com retirada de mato, desassoreamento e desobstrução das galerias, além do cuidado constante com o bom funcionamento das bombas de sucção, que ajudam na drenagem, melhorando o escoamento das águas. O serviço é periódico e minimiza os prejuízos causados por atitudes irregulares, como o despejo indevido de lixo no leito das lagoas e pelas ruas da cidade.

DEFESA CIVIL
A Coordenação de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), já se encontrava em alerta desde as chuvas do início da semana. O contato com o Corpo de Bombeiros é contínuo, no sentido de integrar os esforços caso sejam necessárias ações emergenciais de proteção a moradores de alguma área afetada. Equipes da Defesa Civil também realizaram visitas prévias em regiões de possível risco, para conhecer e verificar as condições nesses locais.

O Município conta atualmente com um Plano Emergencial de Defesa Civil que, posto em prática, permite a integração dos esforços de todas as secretarias envolvidas, além do Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha. Dentro do trabalho orientado pelo plano, a Semdes manteve contato inclusive com a Defesa Civil de outras capitais da região Nordeste, levantando informações sobre a possibilidade de novos temporais em Natal.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRÂNSITO
Outra secretaria que acompanha o desenrolar dos possíveis problemas causados pelas chuvas é a de Trabalho e Assistência Social (Semtas), cuja principal função é garantir o acolhimento de famílias que venham a sofrer prejuízos, ou mesmo aquelas que tenham de deixar suas residências, em decorrência de alagamentos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) mantém equipes de alerta para contornar problemas como os causados pela pane elétrica que provocou o desligamento de vários semáforos, na manhã desta sexta-feira. Guardas de trânsito controlaram o tráfego, enquanto os equipamentos passam por reparos.

CENTRAL DE INFORMAÇÕES
Como base para todo o trabalho, a Ouvidoria do Município vem recebendo informações de toda a Natal, pelo 156, número telefônico através do qual os cidadãos podem relatar problemas com alagamento, pedir o auxílio da prefeitura, ou mesmo encaminhar reclamações. Os atendentes ficarão de plantão, 24 horas, mesmo durante o final de semana, atendendo os chamados e orientando a atuação das equipes das secretarias. Os reflexos de todo esse trabalho já foram percebidos nas chuvas desta sexta-feira. Bairros como Nossa Senhora da Apresentação e Capim Macio, onde obras de drenagem estão próximas da conclusão, não foram registrados maiores problemas. E nenhuma situação mais grave foi registrada próximo às lagoas de captação.