Mais de 36 mil natalenses foram imunizados contra o vírus da Gripe A no Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1. Realizada no último sábado (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estratégia aumentou bastante a cobertura entre os grupos prioritários contemplados nesta etapa. Voltada para gestantes, doentes crônicos, crianças de seis meses a menores de dois anos e população de 20 a 29 anos; a expectativa da SMS é que até o dia 23, quando se encerra esta fase, a meta do município seja atingida, que é de 233.139 pessoas.

No total, 611 profissionais participaram da ação em todas as 61 unidades de saúde de Natal. Dentre os grupos prioritários atendidos, o das crianças atingiu maior número de imunes: 18,43% somente no Dia “D”. A SMS contou com o apoio de universidades e o trabalho de voluntário que atuaram em campanhas anteriores.

Cinco postos de vacinações externos foram espalhados em shoppings e supermercados da cidade para aumentar o alcance da vacina. Segundo a avaliação da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Cristiana Souto, os resultados foram extremamente positivos. “O Dia ‘D’ atingiu as nossas expectativas, mas é preciso ressaltar que a campanha continua. As pessoas que ainda não foram vacinadas devem procurar as unidades de saúde para possamos atingir a meta do Ministério da Saúde e fazer uma barreira contra esse vírus. Os jovens entre 20 e 29 anos são o principal foco deste alerta, por isso novos postos externos estarão durante toda semana fixados em faculdades”, disse. Os postos estarão localizados na UnP, Facex e Shopping 10, no bairro do Alecrim.

O domingo (10) também foi dia de vacinação. A SMS celebrou o Dia Nacional de Promoção à Saúde durante o Pedal Livre, realizado na avenida Itapetinga, zona Norte da cidade. No evento, 391 pessoas foram imunizadas. No mesmo dia um posto também foi instalado no Estádio Frasqueirão, vacinando 1.176 espectadores que foram assistir o jogo ABCxPotyguar de Currais Novos.

A próxima etapa começa dia 24 de abril e será direcionada para idosos com mais de 60 anos, juntamente com a campanha de vacinação contra gripe comum, e segue até dia 7 de maio. É importante ressaltar que apenas os portadores de doenças crônicas receberão a vacina contra a Influenza A. Já a população de 30 a 39 anos deverá tomar a vacina no período de 10 a 21 de maio.