Cerca de 100 pessoas entre secretários municipais dos esportes, desportistas, representantes da Secretaria Estadual de Esporte, Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria Adjunta de Planejamento de Obras da Copa de 2014 estão participando da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Regional Natal.

A etapa regional, que acontece no Hotel Barreira Roxa nesta segunda-feira (12), pretende elaborar sugestões para a criação do Plano Decenal do Esporte, com diretrizes, metas e compromissos, visando ao desenvolvimento do esporte e do lazer, para os próximos dez anos. As sugestões de políticas públicas para o setor estão sendo coletadas nas conferências regionais de outros estados, com o objetivo de promover o crescimento do esporte em todo o país.

Durante o evento os participantes estão divididos nas discussões de cinco eixos temáticos: Sistema Nacional de Esporte; Formação e Valorização Profissional; Esporte Saúde e Qualidade de Vida; Futebol; e Infraestrutura Esportiva. Cada grupo de trabalho irá debater e elaborar sugestões dentro dos respectivos temas, que serão apresentadas em uma carta destinada ao Ministério dos Esportes, e que servirá como base para a elaboração do Plano Decenal. Além disso, é responsabilidade da Etapa Regional a eleição de delegados e formação uma comissão organizadora para representar o município e o estado nas demais conferências.

O secretário da Sejel, Tertuliano Pinheiro, ressaltou a importância do evento por ser uma preparação para a Copa de 2014. “Estamos procurando nos qualificar e criar uma infraestrutura esportiva adequada para receber os jogos. A Prefeita de Natal tem se esforçado para desenvolver uma cultura esportiva através de ações de incentivo a prática desportiva, como é o caso da parceria com o Primeiro Campeonato de Surf que será realizado na cidade no fim deste mês”, declarou o secretário.

Metas
Dentro de 60 dias, a Prefeitura do Natal vai iniciar as reformas nas quadras e campos da cidade, e ainda, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e, em parceria com a Escola de Idiomas Fisk iniciará no mês de maio o processo de qualificação profissional, através do oferecimento de um curso de inglês básico para cerca de 10 mil pessoas.