A Praça da Amizade no Conjunto Poltilândia, zona sul de Natal recebeu na manhã desta quinta-feira, 15 de abril, a equipe do Setor de Arborização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para um plantio de novas árvores no local. A ação visa aumentar a quantidade de vegetais em áreas públicas e faz parte do Programa de Arborização da Prefeitura, cuja meta é tornar Natal uma das capitais mais arborizadas.

De acordo com a bióloga da Semurb, Ana Cristina da Costa Advíncula, o plantio foi solicitado pelo Conselho Comunitário do bairro, e logo após o pedido, técnicos da secretaria fizeram uma visita prévia ao local para definir a quantidade de mudas, o porte dos vegetais e as espécies a serem plantadas. Dentre elas estavam o chichá, aroeira da praia, ingá e sabão de soldado.

Ainda segundo Ana Cristina é importante a participação da comunidade para a preservação das novas mudas. Para isso, o presidente do Conselho Comunitário, Josemar Dutra, assinou um termo de compromisso que estabelece as condições para a manutenção das plantas, como irrigação, manejo do vegetal sob orientação da Semurb e possíveis custos caso haja perda dos vegetais.

Para Josemar Dutra não é apenas a liderança comunitária que está firmando esse compromisso, mas toda a comunidade do entorno da praça, que mesmo antes do plantio já vinha realizando a manutenção e preservação da área. “Nosso papel é servir de canal entre a população e a Prefeitura que hoje está fazendo sua parte. Mas a comunidade deve sempre estar envolvida”, diz.

O morador, Manoel Demétrio de Góis, é um deles. Dono de um estabelecimento próximo a Praça da Amizade, conta que há muito tempo já irriga as plantas e, que as praças são locais que a comunidade usa para o seu lazer, por isso é muito importante que elas sejam arborizadas. “ É muito bom ter as árvores, pois assim temos sombra para que as crianças possam brincar”, fala. As plantas utilizadas foram disponibilizadas pelo Horto Pitimbú, parceiro da Semurb nos plantios.