Todos os mais de 500 guardas municipais da cidade vão passar pelo treinamento para poder tirar o porte de arma de fogo

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) deu início na tarde desta sexta-feira (16) ao curso de capacitação para a Guarda Municipal. Os trabalhos serão divididos em duas etapas.

Na primeira, iniciada nesta sexta, será realizada uma avaliação psicológica dos guardas, analisando a aptidão para o porte de armas de fogo. A etapa seguinte será de aperfeiçoamento técnico, sendo dividida em duas fases, com oferta de curso de tiro prático e aulas para formação ética dos profissionais, de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O titular da Semdes, Sérgio Leocádio, ressaltou a importância da capacitação. “Esse trabalho de reciclagem da Guarda Municipal será importante para a formação profissional dos servidores e ajudará na melhoria da segurança pública na nossa cidade. A segurança é um ponto no qual a prefeita Micarla de Sousa se preocupa e cobra empenho na sua realização, pensando no bem-estar social”, disse.

O comandante da Guarda Municipal, Edvan Bezerra Costa, antecipou que todo o efetivo será capacitado. “Todos os 537 homens da corporação irão participar do treinamento que é determinado por lei e visa um bom funcionamento da instituição”, informou.

Avaliação psicológica

Na primeira etapa da formação dos guardas municipais, será realizada uma avaliação psicológica com o objetivo de diagnosticar a aptidão desses profissionais para o uso de arma de fogo.

A psicóloga responsável pela realização da avaliação, Jordana Bulhões, informou que os testes são aplicados sempre em dois dias, para turmas de 20 guardas. “Nosso trabalho será realizado de acordo com as exigências da Polícia Federal, através de instruções padronizadas, que avaliarão se o profissional tem ou não aptidão para manusear arma de fogo”, explicou.

O guarda Natan Fernandes, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), participou do primeiro dia do treinamento. “Essa capacitação nos fornecerá mais conhecimentos técnicos na área de segurança pública, como novas técnicas de conduta policial, que utilizaremos no nosso trabalho nas ruas”, ressaltou.