Os beneficiados pelo Programa ProJovem Adolescente do bairro de Panatis tiveram uma sexta-feira (16) bem especial. Eles promoveram uma ação na praça de eventos do Norte Shopping reunindo 120 adolescentes do Programa, com objetivo de mostrar à comunidade o que aprenderam no primeiro ciclo do Programa em 2010. E conseguiram obter êxito no objetivo: muitos consumidores que passavam pelo local pararam para conferir de perto o que acontecia. “É importante saber o que os jovens estão aprendendo nesse programa. Os trabalhos são lindos e o desfile de moda foi bem bacana”, afirma a dentista Ana Lúcia Medeiros.

O evento teve início pela manhã e se prolongou até o final da tarde tarde. Nesse período, os adolescentes realizaram oficinas de bijouterias, puffs e apresentação de xaxado e de cortejo circense (com malabaristas). Tocaram ainda os clássicos de Renato Russo com voz e violão. Houve também mostra de fotografias com momentos do ProJovem e apresentação em quadros e cartazes das temáticas que estudaram, como o mangue, caatinga e meio ambiente em geral.
“O ProJovem mudou a minha rotina. Antes ficava em casa sem ocupação. Agora, além de várias amizades, tenho também acesso ao computador, participo de passeios, oficinas, festas e ações como esta”, conta o adolescente Alisson Borges, de 15 anos.

O destaque do dia foi o desfile de moda com 14 adolescentes. Eles apresentaram as roupas, sapatos e sandálias da coleção outono/inverno das lojas Marisa e Manchete Calçados. “O grande objetivo do desfile é enfatizar a temática “ser jovem”. Realizamos parceria com o Norte Shopping e com as lojas para o desfile de hoje. No mês de março já temos outros quatro desfiles com os novos “looks” do outono/inverno”, afirma Alessandra Farias, Coordenadora do ProJovem Adolescente de Panatis.

O ProJovem Adolescente destina-se aos adolescentes de 15 a 17 anos, e constitui-se se em um serviço socioeducativo de convívio de assistência social que objetiva complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.