Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização tem inovação metodológica

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), organizaram e deram início na manhã desta segunda-feira, 19 de abril, ao Curso de Capacitação dos Professores para Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE).

A professora Esther Pillar Grossi, doutora em Educação, ex-deputada federal, é a responsável pela formação dos professores e acompanhamento das atividades e resultados do programa, coordenando o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). Essa formação acontece em cinco dias, de hoje (19) até a próxima sexta-feira, 23, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Após essa fase inicial que acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves (CEMURE) haverá reuniões de estudo e assessorias, com forte suporte bibliográfico.

Para a abertura do curso e composição da mesa, além da doutora Esther Grossi, estavam presentes a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Tânia Leiros, a coordenadora do programa do Curso de Correção do Fluxo Escolar, Rosemarie, e representando todas os secretários municipais de Educação do RN, o professor Genival do Nascimento Campos, titular do município de Senador Elói de Souza .

Estão participando do curso professores de 23 municípios do estado, além de três municípios da Paraíba e aproximadamente 30 escolas de ensino fundamental da mede municipal de Educação de Natal. Para se conseguir sucesso nos resultados da aplicação do curso, indiscutivelmente o centro é o professor, ou melhor, sua atualização em pedagogia nas novas bases teóricas, que vêm demonstrando que para se conseguir ensinar a todos, urge que os professores se apropriem das mais recentes descobertas sobre o aprender, as quais fundamentam a teoria construída pelo Geempa.

Correção de Fluxo

“O programa é uma tecnologia educacional de correção de fluxo escolar na alfabetização, ou seja, ensinar a ler e escrever alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental (8 a 14 anos), nos contraturnos das aulas regulares e no período de quatro meses”, explica Esther Grossi. Tem como objetivo reintegrar os alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar, corrigindo as possíveis distorções idade/ano existentes nas Escolas da Rede Municipal de Educação.

Para a Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica, Tânia Leiros, um educador é muito cobrado fora da sala de aula, então se faz sempre educador. “Esse não vai ser mais um curso, vai ser o curso. Nossos alunos precisam avançar. Aqueles que ainda não conseguiram seu processo de alfabetização e nós também, professores, temos o poder de mudar isso”, afirma Tânia Leiros. A secretária agradeceu a Esther pela honra do trabalho desenvolvido ao longo desses anos.

Uma das participantes do curso, Luquiara Ferreira da Silva, da E. M. José Frazão, em Natal, avaliou o evento: “A importância dos professores estarem participando desse curso é para refletir formas de melhor contribuir na alfabetização dos alunos. Não estou só gostando, mas também aplaudindo a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Natal”, disse.