Na próxima segunda-feira (26), a Prefeitura do Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que estão promovendo o I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), receberão a imprensa e convidados para apresentar a programação do evento. O café da manhã será às 9h, no Hotel Pestana. Além da prefeita Micarla de Sousa e do presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, estarão presentes Rui Lourido (Coordenador Cultural da UCCLA), Carlos Marques (Presidente da LisNatal), os escritores Carlos Reis (Portugal) e Luis Cardoso Takas (Timor Leste), escritores e jornalistas aqui do Rio Grande do Norte.

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, Natal será palco de um grande fórum literário, com a realização do I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal, que trará para a capital potiguar grandes escritores da língua portuguesa. A proposta do encontro é provocar discussões, debates e interpretações das identidades literárias contemporâneas, além de promover o intercâmbio entre os escritores de países dos cinco continentes cuja língua oficial ou dominante é o português.

O EELP será no Teatro Alberto Maranhão e será centrado em três temas: “Literatura Lusófona: Elo entre continentes e culturas”, que terá como conferencista o português Carlos Reis, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; (dia 28/04 às 15h30); “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”, que terá como conferencista o escritor brasileiro, João Ubaldo Ribeiro; (dia 29/04 - às 15h); “Os desafios das novas tecnologias na literatura” cujo conferencista será o escritor angolano, José Eduardo Agualusa. (dia 30/04 - às 15h).

Além dos conferencistas, vários outros escritores participarão do encontro como convidados especiais, entre eles, os escritores brasileiros: Edivaldo Boaventura (BA), Pedro Bandeira (CE),Clevani Pessoa de Araujo (MG), Jorge Salomão (RJ), Tarcisio Gurgel (RN), Lívio Oliveira (RN), Diógenes da Cunha Lima (RN), Eduardo Gosson (RN), Pablo Capistrano (RN), Antônio Capistrano (RN), Zelma Furtado (RN), Ângela Almeida (RN) e Cleber Camargo (MG); O escritor angolano Ndalu Almeida Ondjaki, os escritores de Guiné Bissau Helder Vaz, Filomena Embalo e Filinto Barros; Os escritores de Cabo Verde Daniel Eurícles Rodrigues Spínola, Américo Silva e Jose Luiz Tavares; O escritor português Fernando Pinto Amaral; o de Moçambique Suleimane Cassamo; a escritora de São Tomé e Príncipe Inocência Mata, e o escritor do Timor Leste Luís Cardoso Takas.

Ainda são presenças confirmadas os jornalistas: José Carlos Vasconcelos (Portugal) - Jornal de Letras e Revista Visão (parceria da Veja); Antonio Manuel Monteiro (Cabo Verde) - Expresso das Ilhas, suplemento do semanário Sol; Ana Sousa Dias (Portugal) - Lusa Agencia Noticiosa; Manuel Rodrigues Vaz (Angola/Portugal); Isabel Coutinho (Portugal) Jornal O Público; Paulo Markun (SP) - TV Cultura; Sergio Vilar (RN); Vicente Serejo (RN); Alex Medeiros (RN).

O I Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) ainda conta com a participação dos representantes: Gabriela Gambi do Ministério da Cultura; Adriano Jordão do Instituto Camões; Miguel Anacoreta Correia e Rui Lourido da Uccla; Margarida Gualdapi  e Carlos Marques representando da LisNatal, além da Academia Norte Riograndense de Letras, União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte e Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte.