O EELP, idealizado pela Prefeitura do Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), também está garantindo para Natal visibilidade como destino turístico. Jornalistas de veículos de comunicação de Portugal e de outros países de língua portuguesa já estão na capital potiguar.

Presente na França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola, Moçambique, África do Sul e Austrália, a SIC Internacional – empresa de comunicação sediada em Portugal – fechou acordo com a organização do evento para exibir um link sonoro ao vivo durante a programação dos três dias do Encontro para todas as afiliadas da emissora.

A RTP Internacional – também sediada em Portugal – solicitou à TV Ponta Negra fitas Betacam Digital com reportagens e entrevistas do encontro para serem editadas e exibidas na RTP África e na RTP Internacional. A RTP Portugal ainda estuda a possibilidade de exibir imagens do EELP durante a sua programação.

Afora o alcance internacional idealizado e conseguido pelo evento, também com manchetes publicadas em jornais de Angola e Portugal, a mídia nacional também noticiou o EELP mesmo antes da solenidade de inauguração. Um dos maiores portais de notícia do Brasil – o site Uol – e a revista Época publicaram matérias a respeito do evento.



SERVIÇO:





2ª MESA: Cosmopolitismo, expressões populares e globalização

Dia: 29/04

Conferencista: João Ubaldo Ribeiro (Brasil)

Moderador: Laurence Bittencourt (UnP)

Debatedores:

- Inocência Mata (São Tomé e Príncipe)

- Tarcísio Gurgel (RN)

- Lívio Oliveira (RN)



3ª MESA: Os desafios das novas tecnologias na literatura

Dia: 30/04

Conferencista: José Eduardo Agualusa (Angola)

Moderador: Tácito Costa (RN)

Debatedores:

- Paulo Markun (SP)

- Jorge Salomão (BA)

- Pablo Capistrano (RN)