Será realizado na próxima segunda-feira, no Norte Shopping, o II Seminário de Cabeleireiros de Natal. O evento vai contar com a presença e participação de vários profissionais da área, que irão se atualizar sobre as últimas tendências de coloração, cortes, penteados, e novos produtos de beleza. O evento, uma promoção da Associação dos Comerciantes e Profissionais Autônomos da Zona Norte – Asconort, contará com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, que participarão das trocas de experiências do seminário.

Haverá um estande da Semtas no evento, onde 10 profissionais formados recentemente pelos centros públicos do trabalho irão oferecer serviços de manicure, escova e maquiagem para os interessados. Para Pedro Costa, diretor do Departamento de Incentivo ao Trabalho – Diat, o Seminário irá agregar conhecimento aos profissionais, além de divulgar os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura através da Semtas. “A secretaria incentiva os alunos e profissionais a participarem desses eventos para que eles coloquem em prática o que aprenderam. Já levamos os alunos para o 'Natal Hair 2009' e também para uma ação voluntária da Fundação Bradesco. Nesses eventos eles também ganham visibilidade e podem até conseguir emprego.”, afirma Pedro Costa.

Sobre os centros públicos

Os Centros Públicos oferecem cursos de qualificação profissional de acordo com a demanda do mercado de trabalho do município. Oferecem, atualmente, cursos nas áreas de garçom e garçonete, curso geral de camareira, curso de auxiliar administrativo, curso de gestão de negócios, curso de inglês, corte e costura, produtor de beleza e operador de micro. Em Natal os cidadãos podem contar com dois centros públicos, um no Alecrim e outro em Cidade Alta, que juntamente com as três casas de ofícios já capacitaram mais de 5.500 trabalhadores e encaminharam mais de 3.000 deles ao mercado formal, no período de um ano.