A Feira do Trabalhador que foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (10), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), reuniu mais de 2000 mil pessoas. A abertura do evento contou com o titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas, Alcedo Borges, e com os adjuntos Pedro Costa e Josi Pontes, além de representantes do Governo do Estado, Central dos Trabalhadores, empresários, e demais entidades ligadas ao trabalho.

Quem visitou o local pode conferir a contagiante apresentação de hip hop dos jovens do Programa Projovem Adolescente do bairro das Quintas. A parte da manhã também foi interessante para os artesãos cadastrados no Artesanat da Semtas. Eles expuseram e venderam seus trabalhos aos visitantes nos estades montados pela Secretaria. “O objetivo é valorizar o artesão, mostrando a sua criatividade, habilidade e belas peças”, afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.

As palestras foram também espaços bem concorridos com abordagens sobre temas como Política Pública de Emprego e Renda no Brasil e no Município de Natal; outra conferida pelo economista do DIEESE, Melquisedeque Moreira, que falou das Estatísticas de emprego e desemprego na capital. Mais de 500 pessoas participaram das palestras.

De acordo com o Secretário da Semtas, Alcedo Borges o público superou as expectativas.“Mais de 1.500 atendimentos foram realizados somente no primeiro dia nos estantes da Semtas. O trabalhador pode participar de palestras, obter orientações, renovar seus conhecimentos, e ainda utilizar serviços de manicure, corte de calbelo, e escova, tudo totalmente gratuito”, destacou o Secretário. O mais novo Programa da Semtas, o ProJovem Trabalhador, atraiu vários interessados que aproveitaram a oportunidade e realizaram as inscrições para os 11 tipos diferentes de cursos de qualificação profissional que já começam neste mês de maio. Estão sendo oferecidas 2 mil vagas.

Na Feira, o trabalhor pode participar de oficinas sobre orientações para o emprego, palestras, cadastramento para emprego, bem como sorteios para bolsas de estudos. A Prefeitura conta com parceiros como o Sebrae, UnP, empresa Águia Marketing e Eventos, entre outras. O evento segue até às 18h de hoje (11). Confira abaixo a programação:

(11/05/2010) – Manhã

9h - 1ª Palestra: Zacarias – Tema: papel do COMUT
9h30 - 2ª Palestra: Palestrante: Diretor Financeiro da ABRH-RN Kelmer Monteiro, Tema: Administração da Carreira.
10h30 - Coffee break;
11h - Apresentação Cultural Projovem
11h30 - Leitura das recomendações obtidas a partir dos debates
12h - Encerramento

(11/05/2010) – Tarde
14h - Assinatura do convenio com a BIO FAIR TRADE. Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa / Secretário SEMTAS Sr. Alcedo Borges de Melo Junior.
14h30 - Encerramento da 1 ª etapa do Projeto Somar – Qualificação Profissional de 220 alunos. Entrega das carteiras de trabalho para os alunos do Curso de Corte e Costura
15h30 - Lançamento do Programa Trabalho da Gente. Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa / Secretário SEMTAS Sr. Alcedo Borges de Melo Junior.
16h00 - Aula de lançamento do Projovem Trabalhador. Entrega do KIT para o aluno Projovem Trabalhador. Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa / Secretário SEMTAS Sr. Alcedo Borges de Melo Junior.
17h30 - Sorteios de bolsas de estudo
18h00 - Encerramento