A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Gestão Escolar (DGE), e em parceria com a Promotoria de Justiça da Educação, realizou nesta quinta-feira, 13, mais um Encontro de Formação Continuada para Conselheiros Escolares das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure).

As atividades fazem parte do projeto Conselhos Escolares: construindo uma escola cidadã, planejado para o ano de 2010, que vem sendo executado desde abril de 2009, objetivando o fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Participaram desde encontro os conselheiros das escolas municipais Almerinda Bezerra, Bernardo Nascimento, Emanuel Bezerra e Francisca Ferreira. Fazendo o relato de suas experiências e análise de situações que ocorre cotidianamente no interior das escolas onde o conselho escolar é desafiado a deliberar sobre assuntos referentes a gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola.

“Considero esse momento importante porque é uma oportunidade dos conselheiros relatarem suas experiências e saber a quantas anda a atuação do Conselho de outras escolas. Na nossa escola o Conselho se reúne mensalmente e há uma participação efetiva de todos os segmentos, discutindo e encontrando soluções para os problemas existentes”, afirma a conselheira Vânia, da Escola Municipal Almerinda Bezerra.

Para a Diretora do Departamento de Gestão Escolar, Jeane Lopes da Silva, a meta é capacitar 100% dos Conselhos Escolares das unidades de ensino, para atuarem no processo de ensino e aprendizagem, visando a melhoria da qualidade social da educação, enfocando a gestão democrática. “A grande estratégia para melhorar a escola é construir a união entre os alunos, pais, funcionários e professores”.

“É sempre bom ter momentos como este para renovar as nossas forças, trocar informações e experiências que nos faz renovar as energias para continuarmos realizando o trabalho dos conselhos em nossas escolas, podendo proporcionar uma melhoria no ensino”, explica o conselheiro Renato, da Escola Municipal Almerinda Bezerra.