A Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pela Prefeitura de Natal através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), foi iniciada neste último sábado (15) com panfletagem nos shoppings da cidade. Nesta segunda-feira (17), o evento teve continuidade com o Seminário de Mobilização e Articulação da Rede de Parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente. O evento reuniu autoridades, representantes de organizações não-governamentais e instituições públicas e privadas envolvidas com o tema.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, representou a prefeita Micarla de Sousa e comentou sobre o objetivo do encontro. “É importante ressaltar que hoje daremos o primeiro passo, mas a intenção é promover ações contínuas nas ruas, instituições e em toda a cidade para a conscientização da comunidade natalense”, destacou.

O seminário foi dividido em seis eixos com os temas Análise da situação; Defesa e responsabilização; Prevenção; Mobilização e articulação; Atendimento; e Protagonismo Infanto-juvenil. Para o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do RN, Sasha Alves, o setor da educação deveria estar mais envolvido com a questão da violação de direitos. Segundo ele, setores como saúde e assistência social possuem papéis definidos no momento das denúncias. Mas é necessário o envolvimento de instituições ligadas à educação para que a articulação possa estar completa.

Para o vereador Hermano Morais, da frente parlamentar municipal em defesa dos direitos da criança e do adolescente, é necessário promover medidas para coibir esse tipo de abuso em Natal. “Sabendo que nossa cidade possui alto atrativo turístico, tornam-se foco de preocupação maior nossas crianças e adolescentes”.

“Estamos nos fortalecendo, formando uma rede de mobilização com mais de 60 parceiros, para ações contínuas com monitoramento. Hoje faremos uma pré-avaliação em plano municipal a fim de se organizar e efetivar logisticamente o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, mas precisamos também trabalhar junto à sociedade civil. Amanhã é o nosso grande dia”, falou a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Semdes, Patrícia Marinho.

Carreata e Caminhada

Nesta terça-feira (18), organizações, famílias, crianças e adolescentes de toda a comunidade se concentrarão na Praça Cívica de Petrópolis a partir das 13h, e seguirão em carreata com trio elétrico até o Ponto Sete em Ponta Negra (ao lado do Praia Shopping). No Ponto Sete também se formará uma concentração, e unidos os grupos, partirá uma caminhada até o final da rua Erivan França. No final do percurso estará montado um palco em que o público contemplará a apresentação de diversos grupos artísticos de capoeira, dança, balet, coco de roda, com participação especial da Orquestra Casa Talento. As apresentações seguirão até as 16h30.