A Caravana da Saúde Escolar está no bairro Pitimbu. O projeto chegou na manhã de hoje (25) à escola municipal Ascendino de Almeida Junior, onde realiza dois dias de atendimentos médicos gratuitos a alunos, professores e funcionários da instituição. Antes da chegada dos profissionais de saúde, as escolas recebem a visita da equipe pedagógica, que realiza palestras sobre os principais objetivos e funcionamento da Caravana, além de explanações sobre cuidados com a saúde vocal, visual e auditiva.

As orientações fazem parte do trabalho de prevenção do projeto e auxiliam numa maior familiarização escolar com a equipe. “Realizaremos toda uma prática educativa, dias antes das ações de saúde, para que sejam alcançados resultados mais sólidos”, ressalta a assistente social e coordenadora operacional da Caravana da Saúde Escolar Carmen Firmino.

Para isso, também são distribuídas cartilhas e manuais educativos destinados a alunos e professores. Segunda a pedagoga Tereza Tomáz, o material dirigido às crianças, em forma de quadrinhos, foi elaborado especialmente para o projeto e tem como objetivo levar informações sobre saúde de maneira divertida e criar uma boa expectativa em relação à realização dos exames e consultas oferecidos.

“A partir da fala de dois personagens principais, a cartilha explica de forma simples, como surgiu o projeto, qual sua importância, quais exames serão feitos e a finalidade de cada um. Para que a criança entenda o que vai ser realizado e já se familiarize com a equipe do projeto”, ressalta a pedagoga.

Para o secretário de Saúde, Thiago Trindade, a Caravana da Saúde tem sido um exemplo dos avanços que a atual gestão da prefeita Micarla de Sousa. O programa elaborado e desenvolvido em Natal tem sido referência para vários municípios do Brasil que tem buscado informações sobre as ações para seguir o modelo. A caravana leva médicos e consultórios móveis totalmente equipados para as escolas e atende estudantes, professores e servidores da rede municipal.