O secretário de saúde de Natal, Thiago Trindade, reuniu os servidores da SMS na noite dessa quarta-feira (26) para um seminário técnico, com a participação da equipe da Fundação Getúlio Vargas. O objetivo foi de colocar as metas que devem ser trabalhadas para que a população de Natal possa usufruir de um sistema de saúde mais eficiente.

Thiago Trindade abriu o evento falando do compromisso e responsabilidade que cada técnico gestor tem e pediu o empenho de todos: “ Aos senhores foi confiada a missão de levar um atendimento de saúde digno para a população e só com o apoio de todos isso será possível e este seminário é para ouvir problemática, anseios e levantar soluções”, disse o secretário.

O consultor da Fundação Getúlio Vargas, Fred Damásio, começou o seminário falando do trabalho de acompanhamento e monitoramento que a instituição tem feito das ações prioritárias da Prefeitura do Natal e entre essas ações, encontra-se a saúde do município. Algumas metas já foram escolhidas como prioritárias: A implantação da ouvidoria SUS; A saúde escolar, onde já está inserido o Programa da Caravana da Saúde Escolar; A ampliação da estratégia da saúde da família; Aumentar em 40 % a resolução dos serviços; Fortalecer e ampliar as políticas de atenção a saúde da mulher. Com essas metas traçadas, o próximo passo é partir para o plano operativo das ações, para isso todos os técnicos irão manter contato com os consultores da FGV e a cada um, cabe o empenho para o cumprimento das ações.

A palavra agora é agilidade: “Temos papéis específicos em cada área, no entanto para que a saúde possa ser resolutiva é preciso a participação efetiva de todos”, disse a secretária adjunta da saúde, lza Carla.

Participaram do encontro toda a equipe técnica da SMS, secretários adjuntos, coordenadores de departamentos, chefes de setores, gerentes e diretores de distritos. O seminário prossegue hoje, a partir das 18 horas, no auditório do Novotel Ladeira do Sol.