A violência é um problema social que atinge crianças, adolescentes, homens e mulheres, provocando adoecimento, danos físicos e emocionais, perdas e mortes. No Brasil, a violência representa a 3ª causa de morte na população geral, em especial brasileiros com até 39 anos. Como as vítimas também utilizam mais os serviços de emergência e hospitais, o combate e a prevenção ao problema também fazem parte das políticas do SUS – Sistema Único de Saúde.

Com base nisso, os profissionais da Unidade de Saúde de Nazaré, que faz parte da rede de atendimento da Secretaria Municipal de saúde – SMS, realizam nesta quarta-feira (02 de junho) uma mobilização contra a violência e pela cultura de paz no bairro, situado na Zona Oeste de Natal, região onde estão localizados alguns dos bairros com maior índice de risco social na capital.

“Estamos mobilizando usuários da Unidade de Saúde de Nazaré e a comunidade em geral para uma passeata Contra a Violência estimulando a Cultura da Paz com três paradas para reflexão. A iniciativa é motivada pelos índices alarmantes de violência que as comunidades vivenciam hoje e em atendimento ao novo Modelo de Atenção
à Saúde, Lei 8.080/90”, explica o coordenador do evento Jandir Diniz.

Durante as paradas de reflexão, os profissionais da saúde querem chamar a atenção para alguns dados registrados pelo Ministério da Saúde. Como por exemplo: crianças filhas de mães que sofrem violência intrafamiliar têm três vezes mais chances de adoecer e mais da metade dessas crianças repetem pelo menos um ano na escola, abandonando os estudos, em média, aos nove anos de idade. Outro dado alarmante: os homens são as principais vítimas dos acidentes, contribuindo com o maior número de mortos e de traumatizados. A cada 100 mil ocorrências, 54 envolvem homens, enquanto as mulheres representam 4,4 desse universo.

A passeata contra a Violência será amanhã, dia 02, às 14 horas, com concentração e saída na Rua Rubens Mariz, 477, em frente à Unidade de Saúde de Nazaré, seguindo pela Lima e Silva, Cirilo Moreira, Miguel Castro, Antônio de Almeida, Raimundo Filgueira, Ari Barroso, Miguel Castro e retornando à Rubens Mariz. Haverá trio elétrico, banda, apresentação de grupo de capoeirista, entidades parceiras e a participação ativa dos servidores da SMS. “Pretendemos soltar bolas brancas com frases de estímulos a cultura da Paz na saída, além três paradas em pontos estratégicos para reflexão. Todos estão convidados a se unir a nós nesse momento especial”, completa Jandir.