Na manhã desta terça-feira (1º), cerca de mil alunos de 20 escolas da rede municipal de ensino participaram de várias atividades e da Gincana Ecológica, no Parque das Dunas, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, aberta oficialmente ontem pela prefeita Micarla de Sousa. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e pelo Setor de Cultura e Desporto.

As crianças das escolas municipais iniciaram as atividades num passeio pelo Parque das Dunas e participando das oficinas de Reciclagem e Educação Ambiental e Artes.

No palco principal, o secretário municipal de Educação, Edivan Martins, fez a abertura oficial do evento dando boas vindas aos professores, gestores, educadores, alunos das escolas e a todos os presentes. “Vocês aqui presentes são as pessoas mais importantes para o futuro da nossa cidade e para o futuro do nosso planeta. Tudo o que nós aprendemos e passamos para os outros, nós vamos ajudando a construir um planeta verde, um planeta melhor” disse o secretário.

Após a abertura, tiveram início as apresentações teatrais, pelo grupo da Escola Municipal Amadeu Araújo, com o espetáculo Flora – a defensora da natureza. A programação contou ainda com oficinas ecológicas, contação de histórias, exposição, experimentos, jogos educativos, além de muitas brincadeiras com a Gincana Ecológica.

“Realizamos vários projetos na nossa escola, e essa iniciativa de utilizar o espaço e as atividades lúdicas para desenvolver nos alunos a consciência na preservação do meio ambiente é muito importante, como na semana passada, em que os nossos alunos ajudaram na limpeza da lagoa próximo à escola”, disse Edilza Câmara de Araújo, professora do 4º ano e coordenadora pedagógica da Escola José Frazão.

Mércia Raissa Estevão da Silva, aluna do 4º ano da Escola Djalma Marinho, disse que estava gostando muito dessa programação especial: “Vi os animais, fiz reciclagem com garrafa pet, brinquei no parque e aprendi que nós devemos cuidar do meio ambiente”, elogiou a estudante.

Pedro Henrique Duarte Miranda, aluno do 6º ano da Escola Amadeu Araújo, afirmou que adorou a aula: “Vi cobras, borboletas e orquídeas, brinquei bastante”, afirmou.