O Comitê Gestor do Projeto Orla será empossado nesta quarta-feira, 02 de junho, pela prefeita do Natal Micarla de Sousa seguindo a programação da Semana do Meio Ambiente 2010. Participam da solenidade, que acontece às 9 horas, no Palácio Felipe Camarão, representantes de várias entidades da sociedade civil e do Governo.

Segundo a representante da Semurb no projeto em Natal, a engenheira da Semurb, Alvânia Fátima Oliveira, o Comitê Gestor Projeto Orla Natal é composto por 24 membros representativos entre associações de bairro, organizações não governamentais, universidades, Câmara Municipal, órgãos gestores da orla marítima e da administração no âmbito municipal, estadual e federal.

“A posse do Comitê dá seqüência às ações do Projeto Orla que vem sendo desenvolvidas desde 2008, quando ele foi lançado. O papel desta comissão é aproximar cada vez mais a sociedade e o Governo para melhorar a gestão da Orla de Natal, além de articular a implantação do Plano de Gestão Integrada”, explica Alvânia.

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima é gerenciado pelos Ministérios de Meio Ambiente e Planejamento, e objetiva por meio de ações integradas ordenar o uso do espaço litorâneo, e equilibrar o crescimento econômico e turístico com a necessidade de manutenção dos ecossistemas, evitando a contaminação e garantindo o acesso aos recursos naturais de uso indireto.