Os artesãos do Mercado Municipal de Artesanato – Artesanat, em Mirassol, participam esse mês de junho do Curso de Bijouterias Rústicas, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do Departamento de Qualificação Profissional – DQP. São vinte dias de curso e a previsão de término é no próximo dia 15. “A expectativa é que eles se qualifiquem e aprendam mais um ofício para aumentar a renda”, afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.

Nas aulas de bijouterias ministradas pela instrutora Sidinea Barbosa, 25 artesãos estão aprendendo, por exemplo, a transformar sementes e conchinhas em belas peças como brincos, pulseiras e colares. “Os alunos estão muito empolgados com o curso e esse é o primeiro de vários que ainda virão neste ano. Estamos esperando um curso de velas, de inglês, pintura em tela e curso de bordados rústico”, afirma o Coordenador.

O Artesanat tem como missão principal incentivar a produção do artesanato local, além de divulgar, comercializar e expor os produtos dos artesãos natalenses. Em 2009 eram 3 mil artesãos beneficiados. Em 2010 o número saltou para 4 mil cadastrados. Dentro do Mercado Municipal são mais de 1 mil com mercadorias expostas. “O número de artesãos aumentou principalmente por causa da Feira da Árvore e de outros eventos realizados fora do Mercado”, afirma Neto Leal.

O Artesanat funciona das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 8h às 12h. “O movimento no Mercado tem aumentado bastante. Recebemos muitos natalenses, turistas e lojistas que compram produtos diretamente com os artesãos. Por isso investimos para que eles se qualifiquem cada vez mais”, conclui o Coordenador.