Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura Municipal do Natal, será realizada nesta quarta-feira (2), na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio, a Ecoblitz, uma série de atividades educativas que visa conscientizar motoristas sobre a preservação do meio ambiente no trânsito. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e irá ocorrer das 9h ao meio-dia.

Durante a Ecoblitz serão distribuídas sacolas de lixo para carros, juntamente com um kit educativo, contendo folders com a programação da Semana do Meio Ambiente, além de um informativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre os cuidados que se deve ter no período de chuvas. A equipe de educação de trânsito da Semob também irão participar da mobilização.

Medição

Outra importante atividade realizada durante a Ecoblitz será a medição de gases poluentes de veículos, que é feito através de um equipamento chamado opacímetro, que segundo o chefe do Departamento de Fiscalização Urbanística e Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Carlos Silva, é acoplado ao cano de escape dos carros para medir o índice de fumaça expelido.

Ainda segundo Carlos Silva, o opacímetro também mede se os gases dos veículos estão de acordo com os padrões exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “Na Ecoblitz serão feitos testes apenas em carros movidos a diesel, como vans e ônibus”, informou Carlos Silva.

Opacímetro

O opacímetro é um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos e é utilizado para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos a diesel. A fumaça do escapamento desses motores é composta por partículas suspensas no gás de escapamento que obscurecem, refletem ou refratam a luz.

O equipamento é montado no escapamento do veículo para medição de fumaça. A fumaça é captada pela sonda instalada no escapamento do veículo e levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor. O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada através de um software instalado em um laptop.