A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e diante da portaria do Ministério da Cidadania nº 591, de 15 de janeiro de 2021, informa que continuam suspensos os processos de revisão e averiguação cadastrais e de procedimentos operacionais do Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

A suspensão vale para procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros decorrentes do descumprimento das regras de gestão. Para tirar dúvidas e receber informações e orientações sobre todos os serviços do Cadastro Único, os telefones são o 3232-9300, 3232-9251. O canal de atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, a medida visa a evitar aglomerações e exposição à infecção pelo novo coronavírus de integrantes de famílias beneficiárias, de pessoas em busca de atendimento para cadastramento, e, ainda, de cidadãos que trabalham em unidades de cadastro.

O secretário Adjuto Dias, titular da Semtas, destaca que “o Ministério também se posicionou em relação aos beneficiários de Benefício de Prestação Continuada (BPC), suspendendo a retomada do cronograma de bloqueios de pagamentos e de suspensão de benefício. Desta forma, não precisam se dirigir até uma de nossas unidades para fazer atualização”.

Sobre os agendamentos da Unidade de Igapó, estão sendo feitos somente por telefone, da mesma forma que já vem sendo feito na Unidade da Ribeira. A medida também atende as recomendações das autoridades de Saúde do Município. Para agendamento na Unidade de Igapó, os telefones disponíveis são 3232-3034/3232-4385 e na Unidade da Ribeira 3232-9248, 3232-9290 e 0800.282 4747.