A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), vem desenvolvendo inúmeras ações de capacitação profissional e inserção do indivíduo no mercado de trabalho, com parcerias e convênios com instituições e empresas privadas.

O Departamento a frente dessa missão é o de Ações para o Trabalho (DAT), que qualifica e (re) insere o trabalhador em atividades produtivas. Realiza, ainda, intermediação de micro-crédito, em especial, aos segmentos mais vulneráveis da sociedade, na perspectiva de enfrentar o desemprego, promover a inclusão e ampliar o acesso à cidadania.

Entre as últimas ações, destaca-se a assinatura de convênio entre a Prefeitura e o SEBRAE, CDL e Sinduscon, parceria que deverá aumentar as chances do cidadão natalense de ingressar no mercado de trabalho, através dos 18 cursos de capacitação e qualificação promovidos pelos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda. O processo é realizado com a intermediação de mão de obra por parte das instituições que firmaram este acordo. Com a parceria, cerca de 100 profissionais aptos a exercer o cargo de corretor de imóveis já foram solicitados pela Abreu Imóveis.

“O trabalho é uma das melhores formas de garantir dignidade e desenvolvimento ao cidadão, por isso estamos investindo tanto no segmento", destacou a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa.

Nos primeiros três meses do ano os Centros Públicos já realizaram mais de 4 mil cadastramentos, além das 539 vagas de emprego captadas, onde 168 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho. As unidades do Alecrim e Cidade Alta qualificaram cerca de 400 alunos.

Os cursos em andamento hoje são: Operador de Micro, correspondente a informática, garçom e garçonete, produtor de beleza, manicure e pedicure, auxiliar administrativo informatizado. A última turma concluída foi de Gestão de Negócios. Além disso, os Centros também oferecem à população intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho e financiamento a micros empreendedores.

Outra ação foi o lançado do Plano Setorial de Qualificação para o Turismo (Planseq), que deverá beneficiar, por meio de cursos profissionalizantes de camareiras, garçons e atendentes, cerca de mil pessoas a partir do mês de maio.

O Mercado Municipal de Artesanato (Artesanat), através de eventos como a FIART e o Dia do Artesão, beneficiou mais de 400 artesãos locais, valorizando os trabalhos por eles desenvolvidos e oferecendo a essas pessoas a oportunidade de divulgar o melhor da cultura potiguar. O Artesanat também participou de feiras no Porto de Natal, com 12 artesãos expondo e comercializando suas criações, além de promover oficinas e palestras voltadas para o artesanato.